Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Marcos 16:16

Um dos rituais mais solenes e significativos do cristianismo é o batismo. Cristo foi batizado na idade adulta, por imersão, no rio Jordão (Mt 3:13-17) e ordenou a seus seguidores que fizessem o mesmo (Mt 28:18-20). Somente o batismo por imersão daqueles que verdadeiramente creem é capaz de expressar por completo o conceito de morrer para o pecado, enquanto submerso em água, e ressuscitar em novidade de vida, ao sair da água (Rm 6:3-6).

Vários batistérios europeus antigos estão bem preservados, confirmando que, por séculos, os cristãos continuaram a batizar adultos por meio de imersão total. Enquanto isso, práticas alternativas começaram a surgir no período pós-apostólico. No fim do segundo século, o batismo de bebês já era praticado no Norte da África. Na metade do terceiro século, um bispo de Roma chamado Novaciano foi batizado em seu leito de morte somente por meio da aspersão de água sobre ele. Essas práticas excepcionais acabaram se tornando os procedimentos oficiais da tradição cristã.

No século 16, os anabatistas (“rebatizadores”) começaram a praticar o batismo adulto. Em 21 de janeiro de 1525, eles realizaram sua primeira cerimônia batismal na casa de Felix Manz, em Zurique. Depois de orar, o ex-sacerdote George Blaurock se levantou e pediu ao leigo Conrad Grebel que o batizasse com o batismo cristão. Com uma concha, Grebel tirou água de um balde e a derramou sobre Blaurock em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Então Blaurock batizou os outros membros da reunião. Mais tarde, alguns anabatistas restauraram também o batismo por imersão total, e a prática continuou a ser seguida pelos batistas e por outras denominações cristãs, inclusive a adventista do sétimo dia.

Que bênção ser batizado da mesma maneira que Cristo foi e permanecer fiel ao voto batismal! “O fato de que fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma garantia de que esses poderes nos assistirão em qualquer situação de emergência que Os invocarmos. O Senhor ouvirá as orações de Seus fiéis seguidores que levam o jugo de Cristo e com Ele aprendem a mansidão e humildade” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, p. 99). Que tal renovar hoje o compromisso que você fez em seu batismo?                             – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA