Roboão lhes respondeu com aspereza, pois rejeitou o conselho dos homens mais velhos e seguiu o conselho dos mais jovens.                          II Crônicas 10:13

Em II Crônicas 10, após a morte de Salomão, seu filho Roboão reina em seu lugar. Roboão foi a Siquém, para ser coroado rei por todas as tribos. Entre os presentes estava Jeroboão, o mesmo que durante o reinado de Salomão tinha sido conhecido como “varão valente”, e a quem o profeta Aías, tinha levado a assustadora mensagem: “Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos” (I Reis 11:28, 31). Antes de levar avante a coroação de um novo monarca, os líderes dentre as tribos determinaram assegurar-se se era ou não propósito de Roboão aliviar aquelas cargas impostas por seu pai (v.1-4).

Roboão pediu três dias de prazo e foi se aconselhar com os anciãos que serviram ao seu pai, porém desprezou seus conselhos. Foi procurar conselho com seus jovens amigos, que cresceram com ele, e estes o aconselharam a tratar asperamente com os súditos de seu reino, e lhes tornasse claro que desde o princípio ele não admitiria interferência com os seus desejos pessoais. Inflado pela perspectiva de exercer suprema autoridade, Roboão determinou desconsiderar o conselho dos homens mais idosos do seu reino, e fazer dos jovens seus conselheiros (v.5-14).

A brecha aberta com o ríspido discurso de Roboão provou-se irreparável. Daí em diante as doze tribos de Israel ficaram divididas, as tribos de Judá e Benjamim formando o reino do sul, Judá, tendo Jerusalém como capital, sob o governo de Roboão, e as dez tribos do norte formando o reino de Israel, tendo como capital Samaria, e Jeroboão como o seu rei. Assim se cumpriu a predição do profeta Aías, o silonita, concernente a divisão de Israel, e isto vinha de Deus, devido aos pecados de Salomão (v.15-19).

Em nossas consultas para levar avante uma obra confiada por Deus, devemos buscar na Palavra a resposta. Depois viriam os conselhos daqueles que tem mais experiência no assunto. Se pulamos essas etapas, e buscamos conselhos com pessoas inexperientes, e sem o conhecimento da Palavra, com certeza nossas decisões serão falhas, e não terão o aval do Senhor. Deus sempre está no controle, queiramos ou não.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA