Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. (Rute 1.14)

Ambas as noras tinham afeição por Noemi; por isso, acompanharam-na em seu retorno à terra de Judá. No entanto, a hora da provação chegou. Noemi apresentou, sem egoísmo, a cada uma de suas noras as provações que as aguardavam. Se elas se interessavam por conforto e tranqüilidade, Noemi as exortou a retornarem aos seus amigos moabitas. A princípio, ambas declararam que lançariam a sua sorte com o povo do Senhor. Mas, depois de alguma reflexão, Orfa, com muito pesar e um beijo respeitoso, deixou a sua sogra, o povo e o Deus desta, e retornou aos seus amigos idólatras.

Rute, porém, com todo o seu coração, entregou-se ao Deus de sua sogra. Uma coisa é amarmos os caminhos do Senhor quando tudo se mostra agradável, outra coisa bem diferente é nos apegarmos a esses caminhos quando temos de enfrentar desencorajamentos e dificuldades. O beijo de confissão externa é muito barato e fácil, mas o apego prático ao Senhor, o qual deve se manifestar em decisão santa por meio da verdade e santidade não é pouca coisa. Qual é a sua posição? Seu coração está ligado em Jesus? Você já calculou o preço? Está solenemente disposto a sofrer todas as perdas do mundo por amor ao seu Senhor? O ganho futuro será uma recompensa abundante pois os tesouros do mundo não podem ser comparados com a glória a ser revelada.

Nunca mais se ouviu falar sobre Orfa. Em gloriosa tranqüilidade e prazeres idólatras, a vida de Orfa mergulha nas trevas da morte. Rute permanece na História e vive no céu, pois a graça de Deus a colocou na linhagem nobre da qual veio o Rei dos reis. Benditas entre as mulheres são aquelas que podem renunciar tudo por amor a Cristo. Entretanto, esquecidas e pior que esquecidas serão aquelas que na hora da tentação ferem o escrúpulo e retornam ao mundo. Ó, que nesta manhã não nos contentemos com a forma de devoção que possa ser como o beijo de Orfa, mas que o Espírito Santo faça nosso coração apegar-se ao nosso Senhor Jesus.a-despedida-de-orfa

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA