Mas o Senhor é justo; cortou as cordas dos ímpios. – Salmo 129:4

O Salmo 129 é uma canção que celebra a libertação nacional. O salmista fala das provas pelas quais Israel passou como nação e como o Senhor Se interpôs a favor deles e confundiu aos inimigos. Esta é uma canção da região rural e possui muitas alusões às atividades agrícolas. O salmista não está tão preocupado com o incidente quanto com a lição a ser extraída dele.

  • Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, que o diga Israel (esta é a queixa de Israel); todavia não prevaleceram contra mim, nunca conseguiram me humilhar. Os lavradores araram sobre as minhas costas; compridos fizeram os seus sulcos, abriram grandes feridas. O Senhor é justo; cortou as cordas dos ímpios, acabou com os perversos (v.1-4);
  • Sejam confundidos, e voltem para trás todos os que odeiam a Sião, que rastejem na lama. Sejam como a erva dos telhados que se seca antes que a arranquem, ou como a grama plantada em solo raso, que murcha antes da colheita. Com a qual o segador não enche a sua mão, nem o que ata os feixes enche o seu braço. Nem tampouco os que passam dizem: A bênção do Senhor seja sobre vós; parabéns pela maravilhosa colheita; nós vos abençoamos em nome do Senhor (v.5-8).

Os planos dos que conspiravam contra Israel pareciam que iam prosperar, mas, assim como a semente que cai sobre o telhado de uma casa, poderia brotar rapidamente, mas não havendo profundidade na terra, logo murchava, não produzindo colheita; seus planos aparentavam sucesso a primeira vista, mas não frutificavam. Deus está sempre atento as nossas necessidades.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA