Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. – Salmo 135:3

O Salmo 135 é um apelo para louvar ao Senhor por causa do que Ele fez por Seu povo e por causa do que Ele é para Seu povo. Contém uma exortação para louvar ao Senhor por Sua bondade, e uma denúncia aos ídolos que tem boca mas não falam, tem pés mas não andam.

1- Motivos para louvar ao Senhor (V.1-14):

  • Louvai ao SENHOR. Louvai-o, servos do SENHOR. Vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus, vós sacerdotes a serviço no templo do Senhor. Louvai-O, porque Ele é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável;
  • Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, Israel é seu tesouro especial. O Senhor é grande e está acima de todos os deuses. Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.
    Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros;
  • Ele feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais;  enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos; feriu muitas nações, e matou poderosos reis: a Seom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reis de Canaã; e deu a sua terra em herança a Israel, seu povo;
  • O teu nome, ó Senhor, dura perpetuamente, e a tua memória, de geração em geração. Pois o Senhor defende o seu povo; Ele o segura pela mão, julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos.

2- Os falsos deuses (v.15-18):

  • Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens, são meras bugigangas, artigos em liquidação nos mercados. Têm bocas esculpidas, mas não falam; têm olhos pintados que não podem ver, têm ouvidos entalhados, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas – madeira morta, frio metal!  Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles.

3- Todos louvem ao Senhor (v.19-21):

  • Casa de Israel, louvem ao Senhor; casa de Arão e casa de Levi, louvem ao Senhor; vós os que temeis ao Senhor, louvai ao Senhor, falem bem dEle aos quatro ventos. Bendito seja o Senhor desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao Senhor.

Muitos adoram imagens esculpidas, e não conhecem ao verdadeiro Deus. Há um apelo neste Salmo 135, para que prestemos um culto inteligente ao Senhor. Fala de tudo o que Ele tem feito pelo seu povo, ao contrário das imagens esculpidas, ídolos, que são feitos a imagem de pessoas, mas não falam, não ouvem, nada fazem por aqueles que os invocam. Adoremos ao único e verdadeiro Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA