Põe guarda, Senhor, à minha boca: vigia a porta dos meus lábios.  Salmo 141:3

O Salmo 141 é uma oração por orientação e proteção. O salmista Davi começa com um apelo a aceitação de Deus, implora para que sua linguagem seja pura, expressa o desejo de ser censurado pelo justo e de não receber enganosa bajulação do ímpio e termina com um pedido para ser resgatado dos cruéis planos de seus inimigos.

1- Apelo a aceitação divina (v.1-2):

  • SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. Suba a minha oração perante a tua face como incenso (representa os méritos e a intercessão de Cristo), e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde (Deus se agrada de que sejamos diligentes apresentando santa ousadia em nossos pedidos).

2- Buscando uma linguagem pura (v.3-4):

  • Assume o controle do que eu digo, Senhor, guarda os meus lábios (Tiago 3 fala energicamente sobre a importância de guardar a língua). Não permitas que eu incline o meu coração para o mal, não permita que eu me envolva em atos perversos. Não deixes que eu participe dos banquetes dos que praticam o mal.

3- Censurado pelo justo e sem bajulações (v.5-7):

  • Fira-me o justo, me esclareça, será isso um favor; e repreenda-me, me corrija, será isso um excelente remédio que dá alívio; não permitas que eu o recuse. Oro constantemente, contra os perversos e tudo que eles fazem. Quando os seus líderes forem lançados num precipício, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis, ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura, quando se lavra e sulca a terra.

4- Pedido para que Deus o resgate dos planos dos inimigos (v.8-10):

  • Mas os meus olhos te contemplam, ó DEUS o Senhor; em ti confio; não desnudes a minha alma. Guarda-me dos laços que me armaram; e dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade. Caiam os ímpios nas suas próprias redes, sintam as consequências de suas escolhas, até que eu tenha escapado inteiramente, sem nenhum arranhão.

A reprovação de um amigo pode ser uma bênção, se for aceita no espírito certo. Apenas aquele que, se preciso for, está disposto a entregar a vida por seu irmão possui os meios adequados para reprovar um irmão em erro. Abigail provou ser uma amiga fiel ao reprovar diplomaticamente a conduta de Davi. Precisamos ter os ouvidos abertos às criticas sinceras.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA