O templo que vou construir será imponente, pois o nosso Deus é maior do que todos os deuses. – II Crônicas 2:5

Em II Crônicas 2, Salomão pôs em execução o plano tão longamente acariciado por Davi, de erigir um templo ao SENHOR. Durante sete anos Jerusalém esteve repleta de ocupados obreiros, empenhados em aplainar o local escolhido, abrir as grandes valas, assentar os amplos fundamentos, “pedras grandes, e pedras preciosas, pedras lavradas” (I Reis 5:17), talhar os pesados troncos vindos das florestas do Líbano, erguer o magnificente santuário. Além do templo à Deus, também ele iria construi um palácio para si próprio (v.1).

Fez o censo de todos os homens estrangeiros que havia em Israel e designou 70.000 para carregadores, 80.000 para talharem pedras nas montanhas, e 3.600 para dirigirem o trabalho do povo (v.2, 17-18).

Pediu auxílio a Hirão, rei de Tiro, tanto para fornecer madeira “de cedro, cipreste e sândalos do Líbano”, como também alguém para “trabalhar em ouro, prata, bronze, ferro, obras de púrpura, carmesim, pano azul, que saiba fazer obras de entalhe juntamente com os peritos que estão comigo”. Na resposta de Hirão, dá para perceber a influência positiva de Davi sobre o rei de Tiro, e também de Salomão, pois ele exalta ao Deus de Israel (v.3-16).

Deus deu muita sabedoria a Salomão, e ele a utilizou, tanto na construção do templo, como nas negociações com Hirão. Deus nos dá sabedoria para utilizar de forma positiva, nos negócios do mundo, mas acima de tudo no serviço do SENHOR. Muitos tem dons e os estão enterrando, ao invés de os utilizar para honra e glória de nosso Deus. O nome de Jeová foi honrado grandemente durante a primeira parte do reinado de Salomão. Ele testemunhou à todas as nações da excelência dos atributos do Deus que ele servia. Por algum tempo Israel foi a luz do mundo, revelando a grandeza de Jeová. Não permita que a luz que há em ti se apague.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA