Então, invocou Samuel ao SENHOR, e o SENHOR deu trovões e chuva naquele dia; pelo que todo o povo temeu em grande maneira ao SENHOR e a Samuel. – I Samuel 12:18
Em I Samuel 12, o profeta, já sentindo o peso da idade, chama o povo para uma reunião, pois já está idoso, e, contrariado, atendeu ao pedido deles para ter um rei como as demais nações.(v.1-2).
Aproveita para os desafiar a provar que ele, em algum momento de sua vida, tenha defraudado, prejudicado, roubado o povo em alguma coisa, e isso era perante o povo e o SENHOR. A resposta do povo não poderia ser outra, senão confirmar a integridade de Samuel, dizendo: “Deus é testemunha” (v.3-5).
Então fez uma retrospectiva de como Deus tinha cuidado do povo desde Moisés e Arão até os dias atuais, “Pleitearei convosco perante o SENHOR, relativamente a todos os seus atos de justiça que fez a vós outros e a vossos pais”. E quantas vezes esqueceram-se de Deus, e depois, em aflição pelos ataques sofridos por seus inimigos, clamaram ao SENHOR, e Ele enviou libertadores, incluindo a Samuel (v.6-11).
Falou sobre a sua magoa, e também o descontentamento de Deus, porque o povo queria um rei. E para Deus demonstrasse a Sua insatisfação para com as atitudes do povo, Samuel rogou por chuvas e trovões, em um período que não era comum chuvas, e elas vieram em abundância, o que fizeram com que o povo temesse ao SENHOR e a Samuel também (v.12-18).
E por fim, Samuel disse que não pecaria contra o SENHOR, deixando de orar pelo povo, e ainda ensinaria o caminho bom e direito a eles. E como ultimo recado, orientou-os a “tão somente temei ao SENHOR e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez” (v.19-25). Fica ai o recado de Samuel para o povo daquela época, e para nós hoje também: “Fidelidade ao Senhor”.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA