Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.          – Provérbios 6:6.

A formiga é usada por escritores sacros e seculares como exemplo de laboriosidade e previsão. Ela trabalha arduamente no verão para sobreviver nos tempos difíceis do inverno.

O sábio Salomão faz um convite para observar a vida desses pequenos insetos como um exemplo de persistência, coragem e diligência. Observar talvez seja uma das grandes virtudes da sabedoria. Passamos pela vida como loucos, correndo, agitados, sem tempo para observar o nascer do sol, o resplendor da lua ou até o simples gesto do cachorro que abana a cauda quando retornamos para casa. Essa falta de observação, faz de nós pessoas insensíveis e vazias. Meros robôs, que realizam um trabalho eficiente mas não desfrutam a vida.

Com a formiga, aprendemos que a vida é luta e que, para sair vitoriosos, é preciso laboriosidade, ordem e provisão.

As formigas não esperam “grandes projetos” para iniciar o dia trabalhando. Elas começam com o que têm à mão. Cumprem o dia-a-dia, não se detêm; simplesmente avançam. São muitas, e a soma de muitos pequenos trabalhos resulta num projeto fabuloso. Se você observar com lupa um ninho de formigas, verá a obra extraordinária de engenharia que elas desenvolvem e que seres humanos não conseguiriam realizar.

Tem mais. As formigas trabalham como um exército. Há ordem e disciplina. Não existem grandes realizações sem ordem. O preguiçoso não gosta de trabalhar, nem de observar a ordem. O resultado é fome, miséria e fracasso.

De todas as lições que a formiga ensina, a que mais me impressiona é a previsão. A formiga não consome tudo que encontra. Guarda, poupa, armazena. Para fazer isso, não passa fome nem desatende às necessidades da família. Isso seria avareza. Instintivamente, ela sabe que o inverno virá e não haverá condições de trabalhar; portanto, faz previsão. E quando as inclemências do frio chegam, enquanto outros animais passam fome, ela está protegida, alimentada e segura em seu ninho.

O que você pode aprender com a formiga? Quanto falta para o inverno da sua vida? “Vai ter com a formiga…, considera os seus caminhos e sê sábio.”                                           – Alejandro Bullon, Janelas para a vida, MM 2007

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo, seu Alipio. Eu fiz uma ilustração para a parábola “Persistência da Formiga”. Ela fala sobre ter tenacidade, perseverânça, sabedoria e humildade. Além das qualidades citadas, ter pessoas em sua vida que você saiba que possa contar com elas, seja no fracasso ou no sucesso. Quem quiser ler o texto e ver a ilustração, é só acessar https://kminatetu.blogspot.com/2022/05/persistencia-da-formiga.html

DEIXE UMA RESPOSTA