De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:16

“Um dos traços mais notáveis de nossa cultura é que se fale tanta bobagem”, afirmou o filósofo Harry Frankfurt em um livro lançado pela prestigiosa editora da Universidade de Princeton. As novas mídias e as redes sociais criam muitas oportunidades para se falar asneira e contar lorota. Muitos opinam sobre muita coisa, mas não se dão ao trabalho de checar as informações e averiguar os fatos.

Pois bem, no verso de hoje, o apóstolo Pedro diz que ele não estava falando bobagem ou seguindo mitos sofisticados ao enfatizar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo em glória. Ele mesmo, ao lado de Tiago e João, havia sido testemunha de que Jesus recebera “honra e glória da parte de Deus Pai” (1Pe 1:17). “[Nós] está­vamos com ele no monte santo”, reivindica o apóstolo (v. 18), fazendo referência ao fenômeno inigualável da transfiguração. Portanto, ele não estava falando algo sem fundamento factual; falava de uma glória que seus olhos haviam visto e de uma declaração que seus ouvidos tinham escutado. Não era ficção, mas a verdade.

Com lógica cristalina, Pedro argumenta que, assim como a experiência da trans­figuração no topo do monte havia sido real, o fenômeno da volta de Jesus também será. A glória que Cristo manifestará Já foi revelada antes. Sua face já brilhou como o sol. O reconhecimento global de que Cristo é o Filho de Deus, o qual terá lugar na segunda vinda, já ocorreu quando o Pai declarou que ele é o Filho amado. Jesus Cristo não é um mito passageiro; é o Logos eterno. O evangelho não é especula­ção; é a revelação dos fatos. O cristianismo não é ficção; é a encarnação da verdade.

As palavras do autor pertencem a uma antiga carta aparentemente endereçada a uma igreja em crise multidimensional, mas sua mensagem é atual. Nesta época de tan­tas notícias descartáveis, verdades provisórias e interpretações fantasiosas, como você reage ao relato do evangelho? Você tem sido tentado a considerar a história de Jesus no mesmo nível das fofocas on-line? Ou tem permitido que esse acontecimento magno da história sirva de referencial para interpretar todos os eventos do mundo?

Se você tem oscilado entre crença e dúvida, fé e ceticismo, confiança e incre­dulidade, saiba que Jesus Cristo merece crédito. A majestade que clareou o topo do monte santo voltará a iluminar o Céu. Desta vez, não apenas Pedro, Tiago e João irão testemunhar o espetáculo glorioso, mas você e todo o mundo. Prepare seus sentidos para experimentar uma realidade que vai além da percepção dos sentidos.

monte-da-transfiguracao

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA