O SENHOR dava vitórias a Davi, por onde quer que ele fosse.
– II Samuel 8:6, 14
Em II Samuel 8, Davi era um grande guerreiro, e em sua parceria com Deus, não existia inimigo a altura para derrotá-lo. Davi derrotou novamente os filisteus e assumiu o comando de suas cidades. Também derrotou os moabitas e estes ficaram por servos e lhe pagavam tributos. Com Hadadezer não foi diferente, pois foi derrotado ao tentar recuperar o controle da região do rio Eufrates. Davi levou cavalos suficientes para 100 carros de guerra.. Também levou para Jerusalém os escudos de ouro dos oficiais derrotados, e grande quantidade de bronze. Os sirios de Damasco, que vieram em socorro de Hadadezer, sofreram o mesmo destino, e Davi ainda tomou a Damasco, e os siros lhe foram por servos e também pagavam tributo (v.1-7).
Pela vitória sobre Hadadezer, Davi recebeu do rei Toí, de Hamate, através de seu filho Jorão, presentes de ouro, prata e bronze. Todo ouro, prata e bronze que arrecadava eram consagrados ao SENHOR, já pensando na construção do templo, que seu filho Salomão faria. Assim, Síria, Moabe, Amom, filisteus, Amaleque, Hadadezer, Edom, todos se sujeitaram ao rei Davi e lhe pagavam tributos. O SENHOR dava vitórias sucessivas ao Seu servo Davi (v.6,14). Todas as nações vizinhas o temiam (8-14).
Davi ainda nomeou Joabe como comandante de seu exército, Josafá era o historiador do reino, Zadoque e Aimeleque eram os sacerdotes, Seraías era o secretário da corte, Benaia, era comandante da guarda pessoal do rei, e seus filhos serviam como seus assessores ou ministros (v.15-18).
Deus deseja abençoar Seus filhos que se submetem a Sua direção. Precisamos ter uma comunhão cada vez maior com o nosso Deus, e permitir que Ele seja o SENHOR em nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA