Vendo Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual ela dera à luz a Abraão, caçoava de Isaque, disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho.
Gênesis 21:9-10
Deus disse tanto a Abraão quanto a Sara, que eles seria pais de muitas nações. Sara, por já ser de idade muita avançada, não cria que pudesse vir a dar a luz, então tomou a iniciativa de entregar sua serva, Agar, a Abraão, para que eles mantivessem relações e gerassem um filho para o casal, que serAgar e Ismaelia o herdeiro de todos os seus bens. Mas esse não era o plano de Deus. Não consultaram a Deus antes de tomar tal atitude. Dessa união nasceu Ismael. e alguns anos depois, cumpriu-se a promessa de Deus ao casal, com o nascimento de Isaque. Tenho a impressão que nesse momento Sara e Abraão perceberam a besteira que tinham feito, não aguardando a promessa de Deus para eles. Agora enfrentavam diversos problemas, por terem sido precipitados. Sara irritada com a situação disse para Abraão que se livrasse da escrava e de seu filho Ismael. Para Abraão deve ter doido muito no coração, ter que se desfazer de seu filho mais velho, que, apesar de ser com Agar, a escrava, Ismael era um pedaço de Abraão. Mas, deus volta a intervir, falando para Abraão que os despedisse, pois Ele cuidaria do menino e sua mãe, fazendo deles uma grande nação.
Tenham um ótimo dia, sempre tendo em mente, que Deus deve ser consultado primeiro, antes de tomarmos qualquer atitude. Ele se preocupa e muito conosco.
agar-e-ismael