Deus pôs Abraão à prova e lhe disse: “Abraão!” Este lhe respondeu: “Eis-me aqui!…” Do céu bradou o Anjo do Senhor: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui!” – Gênesis 22:1, 11

Em Gênesis 22,  Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Tome seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num local que indicarei” (v.1-2).
Abraão estava com 120 anos, e Isaque com 20 anos. Deus estava provando a fé de Abraão, pois ele vacilara ao dizer que Sara era sua irmã ao invés de sua esposa.
Cedo, Abraão acordou, preparou o seu jumento, a lenha, chamou dois de seus servos e Isaque, seu filho, e partiu em direção ao lugar que Deus indicara. No terceiro dia Abraão avistou o lugar ao longe. Disse a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos”. (v.3-5)
Ele conhecia a voz do Senhor, e não vacilou em obedecer, mesmo que isso lhe parecesse um pedido sem sentido, pois Deus prometera que de Isaque faria uma grande nação. Mas confiava que Deus proveria uma solução.
Colocou a lenha nos ombros de Isaque, e levou a faca e as brasas para o fogo. No caminho Isaque perguntou: “Meu pai! As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Respondeu Abraão: “Deus há de prover” (v.6-8).
Ao chegarem ao lugar indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou Isaque e o colocou sobre a lenha do altar. Pegou a faca para sacrificar seu filho, mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou o seu único filho.” (v.9-12) 
Como Abraão esperava, Deus agiu através de seu anjo. Ele sempre obedeceu ao Senhor, e agora, com alegria no coração, passou na prova a que Deus o submeteu.
Erguendo os olhos viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho. Chamou o lugar de “O ­Senhor Proverá (Yahweh-jireh). No monte do Senhor se proverá” (v.13-14).
A lenha, o fogo e o cutelo não haviam sido levados inutilmente, nem o altar havia sido erigido em vão. O Senhor proveu o cordeiro. Então o Anjo do Senhor disse a Abraão: “Assim diz o Senhor, uma vez que você me obedeceu, e não negou o seu único filho, juro que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias”. Então voltaram para junto dos seus servos, e partiram para Berseba, onde passou a viver (v.15-19).
Abraão ficou sabendo que seu irmão Naor, casado com Milca tivera oito filhos: Uz, Buz, Quemuel (pai de Arã), Quésede, Hazo, Pildas, Jidlafe e Betuel,
pai de Rebeca (que viria a ser esposa de Isaque).  E Reumá, concubina de Naor, teve quatro filhos: Tebá, Gaã, Taás e Maaca (v.20-24).
Abraão conhecia a voz do Senhor, e sempre estava pronto para obedecer, por pior que fosse a ordem  recebida. Ele dizia: “Eis-me aqui!” Temos muita dificuldade em obedecer as orientações de Deus. Por que somos tão indiferentes aos Seus chamados? Por que não estamos prontos a nos envolver com Suas orientações? As vezes o Senhor nos pede coisas difíceis de fazer, mas não impossíveis. Abraão, ia com o coração dolorido, mas confiante de que Deus proveria. Deus sempre prove nos momentos de maior dificuldade.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA