E havia entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus. João 3:1, 2

Transformação e salvação de vidas são o propósito do evangelho. Para cumprir esse objetivo, desde que o pecado entrou no mundo, Deus tem enviado mensageiros para apresentar o caminho da salvação, o que inclui a vinda de Seu Filho, que encarna plenamente os valores da mensagem divina. Ele viveu com o exclusivo propósito de transformar e salvar pessoas.

Essa é a ênfase do evangelho de João. O apóstolo apresenta dois capítulos em sequência, com histórias opostas de transformação e salvação. No capítulo 3, narra a histórica de Nicodemos, um homem poderoso que foi transformado após um encontro com Jesus. No capítulo 4, João apresenta a mulher samaritana, uma desconhecida e vulnerável, mas que também teve seu encontro com Cristo e foi transformada. Nicodemos poderia ter encontrado Jesus em público, mas preferiu fazê-lo em particular. Devido à sua situação vergonhosa, a mulher samaritana poderia ter se encontrado com o Mestre em particular, mas seu encontro com Ele acabou ocorrendo em um lugar público.

Nesses dois episódios, todo o tipo de gente está incluído: ricos, cultos, respeitados e famosos; pobres, despreparados, desmoralizados e desconhecidos. Ao representar pessoas ricas e cultas, Nicodemos nos deixa uma grande lembrança: currículo não significa conhecimento espiritual. Nossa única esperança é um encontro transformador com Jesus.

Por sua vez, a mulher samaritana nos ensina que o evangelho tem poder pleno de transformação. Não importa o fundo do poço em que estejamos, Deus sempre vai a nosso encontro com perdão e libertação. Essa mulher representa gente simples e inocente que se entrega com fé e não tem vergonha de assumir seu compromisso com Cristo.

Nicodemos e a mulher samaritana exemplificam a abrangência da graça. A história deles deixa evidente que ninguém está além do alcance do amor de Deus. Não importa quem você seja, sua erudição, fama e riqueza ou a falta de tudo isso, Jesus quer e pode salvar sua vida.

Receba-O hoje no coração. Deixe que a Palavra de Deus inunde seu coração e experimente a transformação e a salvação que só o evangelho pode produzir.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA