Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã; assim, pois, Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la. – Gênesis 20:4

Abraão e Sara peregrinam por Gerar (v.1-2):
Em Gênesis 20, Abraão partiu para Neguebe e depois para Gerar. Como ele falava que Sara era sua irmã, Abimeleque (Meu Pai o Rei), rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si. Abraão, o Pai da Fé, Amigo de Deus, também tinha os seus momentos de fraqueza.
A intervenção de Deus (v.3-7):
Certa noite Deus disse a Abimeleque em sonho: “Você morrerá! A mulher que você tomou é casada”. Mas Abimeleque, que ainda não havia tocado nela, disse: “Senhor, destruirias um povo inocente? Foi Abraão que me disse: “Ela é minha irmã” Deus lhe respondeu: “Sei que você fez isso de coração puro. Eu impedi que você pecasse contra mim e por isso não lhe permiti tocá-la. Agora devolva Sara ao marido. Abraão é profeta, e orará em seu favor, para que você não morra. Mas se não a devolver, esteja certo de que você e todos os seus morrerão.
Abimeleque foi impedido de desonrar Sara por causa da doença que o atingiu. Foi honesto com Deus, alegando inocência no caso, pois Abraão e Sara mentiram para ele.
Abimeleque repreende Abraão (v.8-13):
Na manhã seguinte, Abimeleque convocou seus conselheiros e lhes contou o que acontecera, e tiveram muito medo. Abimeleque chamou Abraão e disse: “O que fizeste conosco? Em que pequei contra ti para trazeres tamanha culpa sobre mim e meu reino? Isso não se faz a ninguém!” (Abraão já fora repreendido anteriormente pelo faraó (Gênesis 12:18-19) pelo mesmo motivo).
Abraão respondeu: “Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e irão matar-me por causa da minha mulher. Na verdade ela é minha irmã por parte de pai, mas não por parte de mãe. Quando Deus me fez sair errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Em qualquer lugar aonde formos, diga que sou seu irmão”. A explicação de Abraão não justifica o seu erro.
Acordo de paz entre Abimeleque e Abraão (v.14-18):
Abimeleque trouxe ovelhas e bois, servos e servas, deu-os a Abraão e devolveu-lhe Sara, e disse: “Minha terra está diante de ti; podes ficar onde quiseres”. A Sara ele disse: “Estou dando a seu irmão mil peças de prata (11 kg), para reparar a ofensa feita a você diante de todos os seus; assim todos saberão que você é inocente”. Ao contrário de faraó, que pediu que Abraão saísse do Egito, Abimeleque permite que ele usufruisse de suas terras.
Abraão orou a Deus, e Abimeleque, sua mulher e suas servas foram curados, e puderam novamente ter filhos (o Senhor tornara estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque).
Uma meia verdade é uma mentira. Abraão era irmão de Sara, por parte de pai, mas eram casados. Por essa mentira houve a necessidade da intervenção direta de Deus, para consertar os danos provocados, como ocorrera no Egito. Pequenas mentiras, mesmo que tenham um fundo de verdade, manifestam que ainda não estamos totalmente sob a direção de Deus. Precisamos aprender a confiar em deus e Suas promessas. Abraão recebeu presentes mas também foi repreendido por Abimeleque. A mentira não procede de Deus. Não podemos dar espaço para o inimigo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA