Então o Senhor disse a Noé: Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. – Gênesis 7:1

Em Gênesis 7, o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração”. Além de sua família, deveria levar sete casais de cada espécie de animal puro (estes seriam utilizados para o sistema de sacrifício, que Deus já havia orientado Adão e Eva), e um casal de cada espécie de animal impuro, e também sete casais de aves de cada espécie, a fim de preservá-las em toda a terra.  Depois de 7 dias, choveria sobre a terra, por 40 dias e noites, até desaparecer da terra todos os seres vivos. E Noé fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado. (V.1-5) 

Noé deve ter sofrido muito  ao ver as multidões, com quem havia vivido durante seis séculos, marchando indiferente e descuidadamente para a destruição. Ele tinha 600 anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. Noé e família entraram na arca, e os animais, as aves e os animais que se movem rente ao chão também entraram. Nada menos que o poder divino poderia ter orquestrado essa entrada ordenada e pontual dos animais. Que contraste: mudos irracionais obedientes ao Criador, e seres humanos inteligentes se recusando a dar ouvidos a Seu misericordioso chamado de advertência! (V.11-16) A terra, que nunca antes havia recebido chuva (Gênesis 2:6), foi repentinamente inundada por imenso volume de água. O fato de Deus ter fechado a porta da arca, significou também que o tempo de graça para a raça caída havia chegado ao fim.

O Dilúvio durou 40 dias, e as águas cobriram a terra e elevaram a arca que flutuava em sua superfície. As águas subiram até quase 7 metros acima das montanhas. Todos os seres vivos que se movem sobre a terra pereceram. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca. E as águas prevaleceram sobre a terra 150 dias. O dilúvio ocorreu em toda a superfície da Terra onde encontram-se restos fósseis de plantas e animais, depositados pela água (v.17-25).

Por 120 anos Deus manteve Sua longanimidade, e através de Noé, por sua vida e obra, “condenou o mundo” (Hebreus 11:7). Os seres humanos, em seu descuido e indiferença, aproximavam-se rapidamente de seu fim. Ao salvar uma família e destruir todas as outras, Deus não estava sendo arbitrário. Somente Noé havia se qualificado para estar no novo mundo que surgiria após a purificação da Terra pelas águas. Cristo está voltando. Será que estamos qualificados para reinar com Ele?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA