Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por Minha causa e pelo evangelho, o salvará. – Marcos 8:35

Há muito mais declarações retóricas acerca de serviço altruísta do que exemplos práticos que o ilustrem na vida real. Um dos exemplos de ser humano corajoso que realmente praticou aquilo que ensinava foi Albert Schweitzer  (1875-1965). Ele nasceu em 14/1/1875, na província alemã de Alsácia-Lorena, e se tornou um renomado teólogo, músico, filósofo e médico. A enfermeira holandesa Maria J. Lagendijk disse: “Ele foi um verdadeiro alsaciano. Tinha o charme de um francês e a firmeza de um alemão”.

Em 1904, Schwitzer leu um artigo sobre a necessidade de médicos na colônia francesa do Gabão, na África equatorial. Para espanto de todos, abriu mão de sua brilhante carreira como professor na Universidade de Estrasburgo e se matriculou no curso de Medicina. Em 1913, ele e a esposa foram a Lambarene, onde construíram uma clínica na selva. Posteriormente, explicou: “Por anos, eu me doei por meio de palavras e foi com alegria que cumpri o chamado de professor de Teologia e pregador. No entanto, por meio dessa nova forma de atividade, eu não me veria mais como alguém que fala sobre a religião do amor, mas que realmente a coloca em prática”.

Em 10/12/1953, o doutor Schweitzer recebeu o Nobel da Paz do ano anterior. Mesmo assim, ele voltou à África e usou o dinheiro do prêmio para investir em seu hospital para leprosos em Lambarene. Pouco antes de morrer, sua esposa lhe perguntou por quanto tempo planejava permanecer na África, ao que respondeu: “Enquanto eu tiver fôlego”. Ao comentar sobre uma vida feliz, declarou: “O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama aquilo que faz, será um sucesso”. E mais: “Felicidade nada mais é do que uma boa saúde e uma péssima memória.”

Acerca do serviço altruísta, Schweitzer acrescentou:”O propósito da vida humana é servir e demonstrar compaixão e o desejo de ajudar os outros”. “A vida é mais difícil quando vivemos pelos outros; mas, ao mesmo tempo, torna-se mais rica e feliz”. “O exemplo não é o elemento principal para influenciar os outros; é o único”. “As únicas coisas importantes quando partirmos serão os traços de amor que deixarmos para trás”. Reflita nessas declarações e em como elas podem influenciar sua vida.                                                  – Alberto Timm, “Um dia inesquecível“, MM 2018

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA