Um dos grandes desafios enfrentados pelos cristãos não é necessariamente o que creem, mas como vivem. As crenças são importantes, pois o que cremos molda nossa compreensão e nos leva a mudar nosso estilo de vida. As verdades bíblicas, corretamente compreendidas, transformam nossa vida pelo poder do Espírito Santo. Se nossas crenças fazem pouca diferença no nosso modo de viver, não compreendemos seu propósito. Vamos analisar como o Espírito Santo nos capacita a ter uma vida consagrada, aplicando em nossa vida diária as verdades em que cremos.

1 – Compare Isaías 42:1-4 com Mateus 12:18-21. Descreva o impacto do Espírito Santo sobre a vida e ministério de Jesus.

Jesus foi concebido pelo Espírito Santo (Lucas 1:35), ministrou no poder do Espírito (Lucas 4:14) e enfrentou as tentações de Satanás no deserto na força do Espírito (Mateus 4:1). Jesus viveu uma vida cheia do Espírito e nos convida a fazer o mesmo.

2 – Que efeito o Espírito Santo tem sobre nossa vida cotidiana? Leia Romanos 8:11-14.

A leitura cuidadosa desses versos revela que o Espírito Santo faz três coisas bem práticas por todo crente. Primeiro, o Espírito nos dá vida espiritual (v.11). Segundo, o Espírito Santo nos capacita a triunfar sobre as inclinações e desejos da carne (v.13). Terceiro, o Espírito Santo nos mostra a realidade de que, embora vivamos neste mundo, somos filhos de Deus (v.14).

3 – Leia Efésios 3:14-21. Qual era o grande desejo de Paulo para os crentes em Éfeso? Que papel ele viu o Espírito Santo desempenhar na vida deles?

4 – Leia Gálatas 3:1-5. Qual era a preocupação do apóstolo concernente à igreja na Galácia? Que terrível engano foi cometido por alguns cristãos gálatas? Como podemos aplicar o conselho de Paulo à nossa vida?

Evidentemente alguns cristãos na Galácia estavam tentando ter uma vida cristã com suas próprias forças, em vez de vivê-la pelo poder do Espírito Santo. Qualquer tentativa de enfrentar as tentações do inimigo em nossa força pessoal está fadada ao fracasso. Se enfrentarmos o mal pelo poder do Espírito Santo, a vitória está garantida.

5 – O que dizem os escritores bíblicos a seguir, sobre o ministério do Espírito Santo na vida de todo crente? Leia Tiago 4:5 / I Pedro 3:18 / I João 3:24.

6 – De acordo com Jesus, qual é uma das funções do Espírito Santo? Leia João 14:17 e 16:13.

O Espírito Santo nos leva a compreender a verdade sobre Jesus e Sua Palavra. O Espírito nos guia à compreensão da Bíblia e das verdades que ela contém. O Espírito trabalha em nós para que vivamos em harmonia com essas verdades eternas. Podemos louvar a Deus porque Seu Espírito não apenas nos guia a toda verdade, mas nos fortalece para aplicar essas verdades em nossa vida.

Podemos nos alegrar porque Aquele que revela a verdade transformar nossa vida por meio da verdade que Ele revela, para que possamos representar Seu amor diante de nossos amigos e vizinhos. Uma coisa é conhecer a verdade; outra coisa é ter o coração quebrantado pelo Espírito Santo e nossa vida transformada por Seu poder, para que Ele viva em nós.

Convide o Espírito Santo a entrar em sua vida hoje. Peça a Ele forças para viver a verdade na qual acredita.

Pr.Mark Finley, Adventist World, 06/2015

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA