Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar. – I Samuel 30:4
Davi e seus homens voltaram para casa, conforme determinação do rei Aquis, e tiveram uma triste surpresa, pois os amalequitas haviam saqueado suas casas, e levado todas as mulheres e crianças e ainda queimaram suas casas (v.1-3), e isso fez com que Davi e seus soldados chorassem muito (v.4). Mas Davi lembrou-se de consultar ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse que ele retomaria tudo que havia perdido (v.7-8).
Por providencia divina, acharam um egípcio no campo, e o alimentaram, e ele se prontificou a leva-los até os saqueadores (v.11-15). Achando-os mataram a quase todos (apenas 400 fugiram montados em seus camelos), e recuperaram tudo, conforme o SENHOR lhe havia dito. Davi, além de dividir o despojo com seus soldados, também mandou um pouco para algumas vilas ao redor de seu esconderijo, já fazendo com que estes povos o admirassem mais ainda, pois estava próximo de assumir o reino de Israel (v.26-31).
Deus sempre foi muito paciente com os altos e baixos de Davi, pois em determinados momentos ele se lembrava de consultar ao SENHOR, e em outros fazia aquilo que achava melhor. Deus também é muito paciente conosco, e quer dar o melhor para nós.