Não sejamos egoistas com aquilo que o Senhor nos deu. Ele nos guardou  e nos ajudou a derrotar o bando de saqueadores que nos atacou. I Samuel 30:23
Em I Samuel 30, ao voltar para suas casas em Ziclague, Davi e seus homens  tiveram uma triste surpresa, pois os amalequitas haviam saqueado e queimado suas casas, e levado todas as mulheres e crianças\, além de todos os seus pertences e animais. Davi e seus soldados chorassem muito. Seus soldados quiseram até apedrejá-lo pelo acontecido, uma vez que foi ideia de Davi acompanhar os filisteus na batalha contra o exército de Israel. Mas Davi encontrou forças no Senhor (v.1-6)
Então disse ao sacerdote Abiatar que trouxesse o colete sacerdotal, e consultou ao SENHOR, se deveria ou não perseguir os amalequitas, e se seria bem sucedido. O SENHOR lhe disse que ele retomaria tudo que havia perdido. Davi partiu com seus 600 homens, mas 200 deles estavam tão exaustos que ficaram cuidando da bagagem junto ao ribeiro enquanto Davi e os outros 400 perseguiram os amalequitas (v.7-10).
Por providencia divina, acharam um egípcio no campo, fraco e doente, e o alimentaram, e ele se prontificou a leva-los até os saqueadores. Achando-os mataram a quase todos (apenas 400 fugiram montados em seus camelos), e recuperaram tudo, conforme o SENHOR lhe havia dito. Davi, além de dividir o despojo com seus soldados, inclusive com os 200 que ficaram cuidando das bagagens, e também mandou um pouco para algumas vilas de Judá, ao redor de seu esconderijo, já fazendo com que estes povos o admirassem mais ainda, pois estava próximo de assumir o reino de Israel (v.11-31).
Deus sempre foi muito paciente com os altos e baixos de Davi, pois em determinados momentos ele se lembrava de consultar ao SENHOR, e em outros fazia aquilo que achava melhor. Deus também é muito paciente conosco, e quer dar o melhor para nós.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA