Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado. Daniel 8:14

O ano de 1844 havia chegado com grandes expectativas! Guilherme Miller nunca definiu uma data específica para a segunda vinda de Cristo. Mas, com base em seus primeiros estudos da Bíblia, havia concluído que os 2.300 dias simbólicos (2.300 anos literais) de Daniel 8:14 terminariam por volta de 1843, quando acreditava que Cristo voltaria. Posteriormente, sugeriu que a primavera de 1844 seria o fim desse período. Enquanto isso, Samuel S. Snow se convenceu de que as 2.300 tardes e manhãs se estendiam do outono de 457 a.C. até o outono de 1844 d.C., mais precisamente, até 22 de outubro de 1844. Ele apresentou seu ponto de vista empolgante em uma campal milerita realizada em Exeter, New Hampshire, em agosto daquele ano. A partir de então, o milerismo ganhou renovado fervor e senso de urgência.

A esperança milerita causou grande impacto tanto sobre pastores quanto sobre os leigos. Estima-se que havia entre 1.500 e 2 mil oradores proclamando a mensagem do advento durante o ápice do movimento. A despeito da falta de números exatos, provavelmente seja possível presumir que cerca de cem mil pessoas se uniram formalmente ao movimento. A esses números, W. R. Cross acrescenta “um milhão ou mais” de espectadores céticos, um número impressionante numa época em que a população dos Estados Unidos não passava de 20 milhões de habitantes. O tempo era solene, e muitas pessoas se prepararam para se encontrar com o Senhor nas nuvens dos céus.

Quando 22 de outubro finalmente chegou, os mileritas foram tomados por uma introspecção e expectativa solene. Não havia espaço para empolgação exagerada nem demonstrações públicas. Na quietude do lar, esperaram pacientemente pelo retorno do Senhor. Joshua V. Himes foi para a casa de seu amigo íntimo Guilherme Miller, na qual pelo menos alguns membros de sua família esperaram Jesus voltar na chamada “Pedra da Ascensão”. Eles ficaram olhando para o leste, a fim de contemplar Jesus assim que o sinal de Sua vinda aparecesse nas nuvens do céu.

Devagar e com relutância, o sol se pôs, e a noite começou a cobrir a Terra com sua escuridão costumeira. Mas não havia motivo para desanimar. A parábola das dez virgens dizia que o noivo viria à “meia-noite” (Mt 25:6). Os mileritas estavam, assim como nós, hoje, às portas da eternidade! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA