Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Salmo 51:1

Davi é chamado um homem segundo o Seu coração” (1 Sam.13:14). A primeira vista, isto parece estranho. Por causa de sua elevada posição e grande luz que possuía, foi Davi em dos maiores pecadores do Velho Testamento. Foi culpado de má conduta moral. Ordenando queo fiel Urias fosse colocado em lugar onde certamente seria morto, foi também assassino. Através dos anos, suas más ações deram lugar “sobremaneira a que os inimigos do Senhor” blasfemassem (2 Sam.12:15). Tornou-se ele “digno de morte” (2 Sam.12:5). No entanto esse homem, que cometeu atos tão baixos, tornou-se um homem “segundo o coração do Senhor”.

Se foi vil a queda de Davi, bendita foi sua restauração, encerrando para todos uma suave lição de ânimo. Ela bem ilustra a beleza da reconciliação entre o pecador e seu Salvador. Um grande pecador pode tornar-se um grande santo. Tem ele de seguir a mesma vereda seguida por Davi – a vereda da confissão e arrependimento.

Sincero e profundo foi o arrependimento de Davi. “Pequei!”exclamou ele, quando Natã o declarou culpado (2 Sam.12L13). “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias.” (Sal.51:1).

Não houve, da parte de Davi, empenho de desculpar ou apoucar sua culpa. Nenhum desejo de escapar ao juízo impendente. Tampouco houve ressentimento contra Natã, que lhe mostrara o pecado. Davi viu a enormidade de sua transgressão. Percebeu a mácula de sua alma. Odiou seu pecado. Compreendeu o amor de Deus, a quem ofendera. Anelou a purificação. Ansiou que lhe fosse restaurada a comunhão com o Céu.

Assim, um grande pecador tornou-se um homem segundo o coração de Deus. Semelhantemente hoje, grandes pecadores podem tornar-se homens e mulheres segundo o coração de Deus, se seguirem o caminho do sincero arrependimento. Robert H. Pierson, MM 1960, p.38

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA