E respondendo ele [o eunuco], disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Atos 8:37

Por mais difíceis que sejam as circunstâncias para a proclamação do evangelho, Deus encontrará meios de torná-lo conhecido, estejam as dificuldades relacionadas às limitações humanas dos Seus mensageiros ou à perseguição que tenta abafar sua voz. Foi assim nos dias da igreja apostólica. A dispersão resultante da perseguição contra os primeiros cristãos facilitou a divulgação da mensagem nos lugares para onde eles se dirigiam. Em Samaria, muitos se converteram graças à pregação de Filipe (At 8:4-8), mas Deus tinha ainda outros propósitos. “Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza” (v. 26). Não lhe foi dito o motivo da viagem nem ele perguntou isso ao anjo. A comunicação chegara da parte de Deus. Isso lhe bastava.

Durante a jornada, aconteceu o encontro providencial de Filipe com um eunuco, etíope, funcionário responsável pelos tesouros de Candace, rainha da Etiópia. Depois de adorar a Deus, ele voltava para casa por um caminho deserto na região de Gaza. Provavelmente se tratasse de um prosélito judeu que, por sua condição física, era impedido de entrar no santuário, de acordo com as leis prevalecentes (Dt 23:1). Entretanto, não era descartado pela graça. Por intermédio do profeta Isaías, Deus prometeu que os eunucos poderiam ser admitidos como membros da aliança (Is 56:4-8). À procura disso, ele foi encontrado por Filipe. “Anjos de Deus estavam auxiliando esse homem que buscava luz, e ele estava sendo atraído para o Salvador. Pelo ministério do Espírito Santo, o Senhor o pôs em contato com quem poderia guiá-lo à luz” (Ellen White, Atos dos Apóstolos, p. 107).

Em obediência à nova ordem, o servo de Deus se aproximou dele e o viu lendo a respeito do Messias, no livro de Isaías (At 8:28, 29). Então teve início o  diálogo que levou o eunuco à decisão. Alcançado pela graça que desconhece preconceitos e barreiras, convencido da realidade de Cristo como Messias divino e a Ele convertido, o etíope foi batizado. Qualquer pessoa, indepen-dente de sua origem étnica, posição cultural, econômica ou social pode vivenciar essa experiência.

Uma dessas pessoas poderá cruzar seu caminho hoje. Mantenha-se alerta à voz de Deus e deixe-se usar por Ele.

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA