Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na Sua eterna glória […], Ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. 1 Pedro 5:10, NTLH

A primeira carta de Pedro teve como destinatários cristãos que viviam no território correspondete à atual Turquia. Eles enfrentavam dificuldades por causa da fé, e o apóstolo procurou animá-los a continuar firmes na dedicação a Jesus Cristo, exemplo também no sofrimento. É em meio à dor que o cristão prova a veracidade e tenacidade da própria fé.

Para alguns, nem sempre é fácil lidar com o sofrimento. Esse é o resultado da ideia de que as provações atestam o abandono de Deus ou castigo infligido por Ele a Seus filhos em virtude de pecados cometidos. Uma corrente popular de pregação tem afirmado que nenhum cristão deve enfrentar dificuldades.

Diferente disso, Pedro tinha uma visão clara sobre a questão do sofrimento do cristão. Para ele, seus destinatários já estavam no calor da batalha da fé. Desse modo, o sofrimento era inevitável. Isso é verdade enquanto estivermos peregrinando neste mundo. O Senhor não prometeu um caminho livre de desafios. “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo” (Is 43:2). Essa é a promessa. O próprio Jesus garantiu: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16:33).

Assim, Pedro não minimiza o sofrimento, mas apresenta os propósitos divinos implícitos nele.

Aperfeiçoar. Em meio ao sofrimento, Deus está aperfeiçoando Seus filhos. O verbo utilizado aqui tem o sentido de “pôr em ordem”, “restaurar” “completar”, consertar peças fracas ou quebradas. Ele restaurará no cristão Seu propósito eterno, apagando os sinais do sofrimento.

Firmar. Nas palavras de Norman Champlin, “Ele curará nosso ser de todo dano que nos faz tender para a fraqueza. […] As perseguições não perdurarão para sempre. Deus nos livrará delas e, finalmente, nos estabelecerá em paz e graça” (O Novo Testamento Interpretado, v. 6, p. 169).

Fortificar. Para sobreviver às provas, necessitamos mais do que força física; necessitamos de fortalecimento espiritual. Deus cuidará disso, se confiarmos Nele. Em Sua força, transporemos os obstáculos.

Fundamentar. Em Deus, jamais seremos abalados. Ele é o refúgio supremo no qual estaremos alicerçados, seguros contra quaisquer inimigos.

Os problemas nunca deixarão de existir, mas Deus está do nosso lado.

Zinaldo A. Santos, De Coração a Coração, MM 2020, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA