“A voz do Senhor rugirá desde Sião e trovejará desde Jerusalém! Os pastos verdes dos pastores secarão, e o capim no monte Carmelo murchará”. Amós 1:2

Em Amós 1, Deus, através de seu profeta, fala sobre o julgamento das nações que prejudicaram Israel.

Julgamento sobre as nações vizinhas (v.1-15):
Palavras que Amós, pequeno criador de ovelhas em Tecoa, recebeu em visões, a respeito de Israel, dois anos antes do terremoto. Nesse tempo, Uzias era rei de Judá e Jeroboão, filho de Jeoás, era rei de Israel. Ele disse: “O Senhor ruge de Sião e troveja de Jerusalém; secam-se as pastagens dos pastores, e murcha o topo do Carmelo”.
DAMASCO – Assim diz o Senhor, seus habitantes pecaram repetidamente e não ficarão impunes. Trilhou Gileade com trilhos de ferro pontudos, porei fogo na casa de Hazael, e as chamas consumirão as fortalezas de Ben-Hadade. Derrubarei suas portas; destruirei o rei que está no vale de Áven e aquele que segura o cetro em Bete-Éden. O povo da Síria irá para o exílio em Quir, diz o Senhor.
O número de transgressões contra Deus e seu povo, não se limita a 3 ou 4, mas eram suficientes para constatar um pecado intencional e incurável. Os povos mencionados nos capítulos 1 e 2 de Amós tinham ultrapassado o limite. Deus os suporta longamente até que cruzem a linha de Sua paciência.
GAZA – Seus habitantes pecaram repetidamente, não anularei o castigo. Levaram cativas comunidades inteiras e as vendeu a Edom, porei fogo nos muros de Gaza, e as chamas consumirão as suas fortalezas. Destruirei o rei de Asdode e aquele que segura o cetro em Ascalom. Erguerei a minha mão contra Ecrom, até que morra o último dos filisteus, diz o Senhor, o Soberano.
TIRO – Por três transgressões, e ainda mais por quatro (pecaram repetidamente), não anularei o castigo. Venderam comunidades inteiras de cativos a Edom, desprezando irmãos. Porei fogo em seus muros, e as chamas consumirão as suas fortalezas.
Tiro entregou o povo de Deus aos edomitas, esquecendo assim o concerto feito com Davi e Salomão (2 Samuel 5:11; I Reis 5:1, 7-11; 9:11-14; 2 Crônicas 2:11-16).
EDOM – Pecou repetidamente, não anularei o castigo. Com a espada perseguiu seu irmão, e reprimiu toda a compaixão, mutilando-o furiosamente e perpetuando para sempre a sua ira, porei fogo em Temã, e as chamas consumirão as fortalezas de Bozra. Eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó.
AMOM – Rasgou ao meio as grávidas de Gileade a fim de ampliar as suas fronteiras, porei fogo nos muros de Rabá, e as chamas consumirão as suas fortalezas em meio a gritos de guerra no dia do combate, e ventos violentos num dia de tempestade. O seu rei irá para o exílio, ele e toda a sua corte, diz o Senhor.
Os amonitas eram filhos de Ló, sobrinho de Abraão. Inveja, ciúmes e medo uniram os amonitas aos moabitas para contratar Balaão a fim de amaldiçoar a Israel (Deuteronômio 23:3-4).

Entre as nações condenadas por suas atitudes para com o povo de Deus, estão três nações ligadas por laços de sangue com Israel: Edom (Esaú), Amom e Moabe (Filhos de Ló). Como as pessoas se ofendem e se tornam hostis à própria parentela. Se revoltam por sua fidelidade para com Deus, e são capazes de violência contra a própria família. Isso se repetirá nos tempos finais, quando aqueles que não receberam a marca da besta, terão que fugir para as montanhas para não serem mortos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA