Portanto, assim te farei, ó Israel! E, por que isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12

Em Amós 4, Deus reprova Israel por causa da opressão, da idolatria e por ser incorrigível em pecar.

Os pecados de Israel (v.1-5):
Ouçam, vacas gordas que vivem em Samaria, mulheres que oprimem os pobres, esmagam os necessitados e pedem aos maridos: “Tragam-nos mais bebida!”. O Senhor Soberano jurou por sua santidade: “Chegará o dia em que serão levadas com ganchos no nariz. Até a última de vocês será arrastada como peixe no anzol! Serão levadas para fora pelas ruínas do muro e expulsas de suas fortalezas”, diz o Senhor
“Andem, vão a Betel cometer pecados! Continuem a desobedecer em Gilgal! Ofereçam sacrifícios todas as manhãs e tragam seus dízimos a cada três dias. Apresentem seu pão com fermento como oferta de gratidão. Entreguem suas ofertas voluntárias para saírem se gabando delas! É o tipo de coisa que vocês, israelitas, gostam de fazer”, diz o Senhor Soberano.
Punições para Israel (v.6-13):
“Eu trouxe fome sobre toda cidade, escassez de alimento sobre todo lugar. Nem assim vocês voltaram para mim”, diz o Senhor.
“Segurei as chuvas quando suas plantações mais precisavam delas. Enviei chuva para uma cidade, mas a retive em outra. Chovia sobre um campo, enquanto outro secava. Andavam de cidade em cidade em busca de água, mas nunca havia suficiente. Mas vocês não voltaram para mim”.
“Castiguei suas plantações e videiras com pragas e ferrugem; gafanhotos devoraram suas figueiras e oliveiras. Nem assim vocês voltaram para mim”.
“Enviei pragas contra vocês, como as pragas que enviei contra o Egito. Matei seus jovens na guerra e levei todos os seus cavalos; o mau cheiro dos mortos encheu o ar. Nem assim vocês voltaram para mim”.
“Destruí algumas de suas cidades, como destruí Sodoma e Gomorra. Os que sobreviveram pareciam gravetos chamuscados, tirados do fogo. Nem assim vocês voltaram para mim”.
“Portanto, farei tudo isso com você, ó Israel! Prepare-se para encontrar seu Deus!” Pois aquele que formou os montes agita os ventos e revela seus pensamentos à humanidade. Ele transforma a luz do amanhecer em escuridão e pisa sobre os lugares altos da terra; seu nome é Senhor, o Deus dos Exércitos!

Em sua rebeldia, Israel não conseguia enxergar a mão de Deus tentando livrá-los das consequências de suas atitudes. Mesmo enviando pragas sobre a nação, eles não se voltaram para Deus. A obsessão pelo pecado nos leva a ficar cegos para os alertas de Deus. Volte-se para Deus enquanto Ele ainda nos chama.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA