Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis […] e vós não o quisestes! Mateus 23:37

Não foi fácil para Jesus contemplar Jerusalém, a cidade escolhida, e aceitar que havia sido rejeitado por ela. Chorou ao pensar nas oportunidades desperdiçadas e naquilo que ainda aconteceria. Como a história poderia ter sido diferente! Pouco tempo depois do lamento expresso no verso de hoje, a maior rejeição a Jesus ocorreria na cruz.

Era o prenúncio do fim das oportunidades de Deus para a cidade de Jerusalém. Depois do ano 34, as oportunidades continuariam apenas para aqueles que aceitassem Jesus individualmente.

A chance de arrependimento também pode acabar para nós? Existem três momentos em que isso pode acontecer. O primeiro está no futuro. Acontecerá pouco antes da volta de Cristo, quando for fechada a porta da graça. O veredito será dado (Ap 22:11), e ninguém mais poderá mudar de lado. Findarão as oportunidades.

Entretanto, há dois momentos no presente. O primeiro deles é chamado “pecado contra o Espírito Santo”. O próprio Jesus explicou que esse tipo de ofensa não seria perdoado (Mt 12:32). O que é esse pecado? Trata-se de um crime, escândalo ou erro sem conserto? Não é um ato específico, mas um processo de afastamento, em que Deus fala e o ser humano não consegue mais ouvir Sua voz.

Imagine Deus e o ser humano no seu limite, que é a porta do coração. A pessoa pelo lado de dentro e Deus pelo lado de fora. Cada vez que Ele bate à porta e mostra o caminho, você diz não e dá um passo para trás. Quanto mais rejeita, mais se distancia. Deus continua no mesmo lugar, mas você vai tão longe que não ouve mais a voz do Espírito Santo. Sem ela, não há arrependimento nem poderá haver perdão. Cuidado com os “nãos” que você tem dito a Deus.

O segundo momento é o fim da vida. Quando a morte chega, as oportunidades acabam. E se elas acabassem hoje, como você estaria? Não podemos escolher a hora em que isso irá acontecer, mas podemos definir qual será nossa condição. Viva cada dia como se fosse o último, sempre na presença do Senhor.

Não deixe passar as oportunidades de Deus. O momento de clamar pelo poder do Céu e fazer as escolhas certas é agora.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA