“O que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso.” Provérbio 19:22.

Conheço pessoas nas quais posso confiar de olhos fechados. A vida me colocou em contato com pessoas cuja palavra vale muito mais do que um contrato assinado. A Bíblia chama essas pessoas de Hesed, que significa fiel, leal, veraz e misericordioso.

O que tem que ver fidelidade com misericórdia? Por que são usadas em hebraico como se fossem sinônimas? Do ponto de vista divino, o respeito pela palavra dada, a fidelidade àquilo que você disse, é uma expressão de amor. É possível respeitar a palavra empenhada sem ter o temor de Deus no coração? É sim, basta ser uma pessoa responsável. Mas, com Deus, as coisas não podem ser apenas fruto do dever, mas do amor. O cumprimento do dever leva você simplesmente a ser um bom cidadão, e isso não é suficiente para torná-lo feliz.

O amor trabalha diferente. Faz de você uma pessoa feliz e, em conseqüência, você acaba sendo um bom cidadão. No texto de hoje, o homem fiel é contrastado com o mentiroso. Salomão afirma que é melhor ser pobre do que ser um homem em quem ninguém confia.

Nos círculos de liderança e administração, fala-se muito da credibilidade. Dizer que você acredita em princípios é uma coisa. Viver esses princípios é algo diferente. As pessoas não acreditam tanto no que você diz, mas no que você faz com relação ao que diz.

A pessoa que está cheia do amor de Jesus desejará ver outras pessoas felizes e cumprirá a palavra empenhada com elas. O resultado será a credibilidade. As pessoas confiarão em você, o amarão e o seguirão. Agora tem sentido o verso: “O que torna agradável o homem é a sua misericórdia”, ou sua fidelidade.

Faça de hoje um dia não apenas de palavras, mas de ações. Você pode, porque nesta luta todo o poder de Deus está ao seu dispor. É só ir a Jesus em atitude humilde e suplicar que Ele faça o que você não tem condições de fazer sozinho.

Comece por sua casa, com os filhos. Você prometeu para eles algo que não cumpriu? Valores não se ensinam por palavras, se transmitem pelo exemplo. “O que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso”.  – Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, PB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA