DEUTERONÔMIO 4 – MOISÉS ENCORAJA ISRAEL À OBEDIÊNCIA

0
348

O Senhor é Deus nos céus e na terra, e não há outro além dele. Deuteronômio 4:39

Em Deuteronômio 4, Moisés encoraja Israel à ser obediente aos ensinamentos de Deus, aos Seus decretos e leis. Ele começa advertindo o povo para que não acrescente nem diminua a palavra ordenada por ele. “Simplesmente obedeçam aos mandamentos do Senhor, seu Deus, que eu lhes dou” (v.1-2).

Se obedecessem por completo as Suas leis, demonstrariam sabedoria e inteligência às nações vizinhas, sendo um ponto de referência para elas, assim como Deus espera o mesmo de nós em um mundo tão desorientado (v.5-8)

Também falou ao povo sobre as intervenções maravilhosas de Deus durante toda a jornada deles, se manifestando por meio do fogo. “Vocês ouviram o som de suas palavras, mas não viram sua forma; havia apenas uma voz”. Portanto eles não deveriam se corromper fazendo ídolos de qualquer forma, pois “o Senhor, seu Deus, proibiu isso” (v.11-24).

Se fossem desobedientes aos Seus ensinamentos, eles iriam para o cativeiro em outras nações, e lá morariam com povos que adoram imagens de escultura, “feitas por mãos humanas, deuses que não podem ver, ouvir, comer ou cheirar”. Mas se clamassem ao Senhor, de todo o coração e de toda a alma, o encontrariam, pois Deus é misericordioso, e não se esquece da aliança que fez (v.25-31).

Israel havia falhado em ocasiões anteriores, tinha conquistado vitórias recentemente, mas o que seria do futuro? Permaneceria fiel a Deus? Essa era a preocupação de Moisés com relação ao povo. Eles deveriam guardar ou guardar os mandamentos, a fim de que pudessem viver na Terra Prometida. Nós também devemos ser fiéis aos mandamentos dados pelo próprio Deus, para que andemos em Seus caminhos, e tenhamos condições de morar nas Mansões Celestiais que ele foi preparar para nós. Estamos andando retamente diante de Seus olhos?

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA