Lembra-te, ó meu Deus, de tudo quanto tenho feito por este povo, e abençoa-me por isso. Neemias 5:19

Em Neemias 5, os muros de Jerusalém não haviam sido ainda completados quando a atenção de Neemias foi chamada para a infeliz situação das classe mais pobres do povo. A fim de obter alimento para suas famílias, os pobres foram obrigados a: 

  • hipotecar seuss campos, para conseguir comida durante a escassez;
  • tomar dinheiro emprestado para pagar os impostos do rei;
  • vender os filhos como escravos para ter dinheiro para viver;
  • ficaram sem saída, pois seus campos agora pertenciam a outros,

O povo estava sendo levado a escravidão, inclusive tento que oferecer seus filhos e filhas como escravos. Deus havia instruído a Moisés para que o povo não emprestasse dinheiro a juros aos seus irmãos (Êxodo 22:25), nem comida, nem qualquer outra coisa deveria ser motivo para explorar o seu semelhante, o seu próprio irmão (Deuteronômio 23:19). O povo apresentou sua condição a Neemias, que se encheu de indignação (v.1-7).

O fato de os opressores serem homens ricos, cujo apoio era necessário na obra de restauração da cidade, nem por um momento influiu na postura de Neemias. Ele repreendeu tanto aos nobres como aos magistrados. Estes se calaram e não acharam o que responder. Neemias falou-lhes que ele mesmo, sendo um enviado do rei Artaxerxes, e tendo o poder para requerer grandes contribuições para o seu benefício pessoal, não havia tomado nem mesmo o que de justiça lhe pertencia, mas havia dado liberalmente para socorrer os pobres em suas necessidades. Apelou-lhes para que devolvessem tudo que foi tirado injustamente do povo, suas terras, suas vinhas, suas casas, e eles juraram que assim o fariam. (v.8-18).

O amor ao dinheiro e o amor a ostentação tem transformado este mundo num covil de ladrões e salteadores (Tiago 5:1-6). Os costumes do mundo não são norma para o cristão. Toda tentativa de tirar vantagem da ignorância, fraqueza ou infortúnio de outrem, é registrada como fraude no livro do Céu. Todos eramos devedores à justiça divina; e nada possuíamos para pagar o débito. O Filho de Deus, teve piedade e pagou o preço de nossa redenção. “Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mateus 7:12).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA