Farás também uma lamina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de sinetes: Santidade ao SENHOR. – Êxodo 28:36
Em Êxodo 28, Deus escolhe Arão e seus filhos para sacerdotes, e define como serão suas vestes.
A escolha dos sacerdotes (v.1-2):
Deus orienta Moisés para que separe Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, para oficiarem como sacerdotes. Também explica como devem ser suas vestimentas sagradas para desempenharem o ofício a eles designado.
As vestes sacerdotais (v.3-43):
Moisés deveria orientar a todos os homens hábeis a quem Deus enchera do espírito de sabedoria, para confeccionarem as veste para Arão. Não eram quaisquer vestimentas, mas vestes sagradas para glória, ornamento, e seriam um sinal distintivo da função utilizando linho finamente tecido com fios de ouro e de tecido azul, roxo e vermelho.
Estas vestes eram compostas por: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. Como sempre, Deus é super detalhista, e com muito bom gosto, pois escolheu as cores das vestes, as pedras preciosas que fariam parte, além dos detalhes em ouro puro. Duas pedras de ônix iriam nas ombreiras, e cada uma delas teria gravadas o nome de seis tribos de Israel, segundo a ordem do seu nascimento.
No peitoral seriam colocadas 4 fieiras, com 3 pedras cada uma, simbolizando também as tribos de Israel. Também teriam outras duas pedras, o Urim (luz) e o Tumim (perfeição), pedras estas pelas quais Deus revelaria a Sua vontade, uma aureola de luz sobre o Urim, significava “aprovação de Deus” e uma nuvem sobre o Tumim, significava a “desaprovação de Deus”.
Um detalhe importante nessa vestimenta era uma lâmina de ouro puro, que ia na mitra sacerdotal, com as palavras gravadas: “Santidade ao SENHOR “. Era um constante memorial de que, sem esse elemento essencial, toda a adoração seria abominável à vista de Deus. Ainda hoje, Deus requer de nós a Santidade em tudo aquilo que fizermos, pois somos Suas testemunhas aonde quer que estejamos.
Moisés deveria vestir seu irmão Arão e os filhos dele com essas roupas e, ungi-los e consagra-los. Santifica-los para que servissem como sacerdotes de Deus. Tudo que fazemos para Deus deve ser sempre o melhor, pois servimos a um Deus Santo, que deseja um culto racional (Romanos 12:1).
Parabéns seu Alípio… meu ancião querido!
Abraços do Pastor Stina
Obrigado Pastor Stina! Um honra tê-lo como visitante de meu blog. Deus continua a abençoar ricamente o teu ministério e a tua vida. Um forte abraço, mesmo que virtual!