Assim diz o Senhor: Que aflição espera esses profetas insensatos, que seguem a própria imaginação e que e não viram nada! – Ezequiel 13:3

Em Ezequiel 13, o profeta apresenta a repreensão aos falsos profetas e suas distorções para esconder a realidade. Também trata das falsas profetisas e seus amuletos, que levam o povo para a perdição. Esta profecia se compara a de Jeremias 23 contra os falsos profetas que estavam em Jerusalém e ao seu redor.

Julgamento contra os falsos profetas (v.1-16):
A palavra do Senhor veio a mim: “Filho do homem, profetize contra os falsos profetas de Israel, que falam o que lhes vem a mente. Diga-lhes:  ‘Ouçam a palavra do Senhor! Ai dos profetas tolos que seguem a própria imaginação e não viram nada! Seus profetas, ó Israel, são como chacais no meio de ruínas. Vocês não foram consertar as brechas do muro para a nação de Israel, para que ela pudesse resistir firme no com­bate do dia do Senhor. Suas visões são falsas e suas adivinhações, mentiras. Dizem “Palavra do Senhor”, quando o ­Senhor não os enviou; contudo, esperam que as suas palavras se cumpram. Acaso vocês não tiveram visões falsas e não pronunciaram adivinhações mentirosas quando disseram “Palavra do Senhor”, sendo que eu não falei?'”
Portanto assim diz o Senhor: “Por causa de suas palavras falsas e de suas visões mentirosas, estou contra vocês. Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. Eles não pertencerão ao conselho do meu povo, não estarão inscritos nos registros da nação de Israel e não entrarão na terra de Israel. Então vocês saberão que eu sou o Soberano, o Senhor”.
Isso acontecerá porque esses profetas enganam meu povo, dizendo: ‘Tudo está em paz’, quando não há paz alguma. É como se o povo tivesse construído um muro precário e esses profetas o cobrissem com cal! Diga aos que passam cal que o muro logo cairá. Uma forte tempestade virá, e grandes pedras de granizo e ventos impetuosos o derrubarão. Quan­do o muro desabar, o povo lhes perguntará: “Onde está a caiação que vocês fizeram?”
Portanto, assim diz o Senhor: “Na minha ira permitirei ventos impetuosos de  indignação,  com forte tempestade de ira e com pedras de granizo de fúria. Despedaçarei o muro que vocês caiaram e o arrasarei para que se desnudem os seus alicerces. Quando ele cair, vocês serão destruídos com ele; e saberão que eu sou o Senhor. Assim esgotarei minha ira contra o muro e contra aqueles que o caiaram.  Eram os profetas de Israel, que anunciavam visões de paz para Jerusalém, quando não há paz alguma. Eu, o Senhor Soberano, falei!”
Julgando as falsas profetisas (v.17-23):
Agora, filho do homem, vire o rosto contra as filhas do seu povo que profetizam pela sua própria imaginação. Profetize contra elas e diga: “Assim diz o Senhor: Ai das mulheres que costuram berloques de feitiço (amuletos) em seus pulsos e fazem véus para a cabeça a fim de enlaçarem o povo. Pensam que vão enlaçar a vida do meu povo e preservar a de vocês? Vocês me profanaram no meio de meu povo em troca de uns punhados de cevada e de migalhas de pão. Ao mentirem ao meu povo, que gosta de ouvir mentiras, vocês matam aqueles que não deviam morrer e poupam aque­les que não deviam viver”.
“Estou contra os seus amuletos com os quais vocês prendem o me povo. Eu os arrancarei dos seus braços; porei em liberdade o povo que vocês prendem como passarinhos. Rasgarei os seus véus e libertarei o meu povo das suas mãos, e não serão mais presa do seu poder. Então vocês saberão que eu sou o Senhor. Vocês desencorajaram o justo contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem a sua vida. Por isso, vocês não terão mais visões falsas e nunca mais vão praticar adivinhação. Livrarei o meu povo das mãos de vocês. E então vocês saberão que eu sou o Senhor.

Os falsos profetas embalavam o povo num falso senso de segurança e, assim, lhes anestesiavam a consciência. Os verdadeiros mensageiros de Deus, não lisonjeiam o pecador, Sua mensagem não é de paz. Sua missão é despertar a consciência do malfeitor até que a alma exclame, em angústia: “O que devo fazer para ser salvo?” Hoje em dia, muitas doutrinas falsas foram introduzidas na fé cristã. Estão enraizadas na tradição, e pode-se verificar que sua origem remonta a conceitos e práticas pagãs. Nossa fé precisa ser alicerçada unicamente na Palavra de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA