Farei de Rabá um pasto para camelos e de Amom um local de descanso para ovelhas. Então vocês saberão que eu sou o Senhor. Ezequiel 25:5

Em Ezequiel 25, é apresentada a vingança de Deus contra os amonitas, por sua insolência em relação aos judeus; também sobre Moabe e Seir, Edom e os filisteus.

Mensagem para Amom (V.1-7):
Recebi esta mensagem do Senhor: Filho do homem, vire o rosto para a terra de Amon e profetize contra seus habitantes. Diga-lhes: “Ouçam a palavra do Soberano Senhor. Visto que vocês se alegraram quando o meu santuário ­foi profanado, a terra de Israel foi arrasada e a nação de Judá foi para o exílio, vou entregá-los como propriedade do povo do oriente. Eles instalarão seus acampamentos e armarão suas tendas no meio de vocês; comerão suas frutas e beberão seu leite. Farei de Rabá (capital dos amonitas) um pasto para camelos e de Amom um local de descanso para ovelhas. Então vocês saberão que eu sou o Senhor”.
Por­que assim diz o Senhor: “Visto que vocês bateram palmas e pularam de alegria com o coração cheio de maldade contra Israel, estenderei o meu braço contra vocês e os darei às nações como despojo. Eliminarei vocês do meio das nações e os exterminarei do meio dos povos. Eu os destruirei, e vocês saberão que eu sou o Senhor.
Mensagem para Moabe e Seir (v.8-11):
Assim diz o Senhor: “Uma vez que Moabe (filho de Ló) e Seir disseram: ‘Vejam, a nação de Judá tornou-se como todas as outras nações’, por essa razão abrirei o flanco de Moabe (lado leste), começando por suas cidades fronteiriças, Bete-Jesimote, Baal-Meom e Quiriataim, que são a glória dessa terra. Darei Moabe e os amonitas como propriedade ao povo do oriente. Os amonitas não serão lembrados entre as nações, e a Moabe trarei castigo. Então saberão que eu sou o ­Senhor.
Mensagem para Edom (v.12-14):
Assim diz o Senhor: “Visto que Edom (descendentes de Esaú) vingou-se da nação de Judá e com isso trouxe grande culpa sobre si”, assim diz o Senhor: “Estenderei o braço contra Edom e matarei os seus homens e os seus animais. Eu o arrasarei, e desde Temã até Dedã cairão à espada. Me vingarei de Edom pelas mãos de Israel, o meu povo, e este lidará com Edom de acordo com a minha ira e a minha indignação; Edom conhecerá a minha vingança”. Palavra do Soberano Senhor.
Mensagem para a Filistia (v.15-17):
Assim diz o Senhor: “Uma vez que a Filístia agiu por vingança e com maldade no coração, e com antiga hostilidade buscou destruir Judá”, assim diz o Soberano ­Senhor: “Estou a ponto de estender meu braço contra os filisteus. Eliminarei os queretitas e destruirei os habitantes do litoral. Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira”. Então saberão que eu sou o Senhor.

Deus não é Deus de uma nação só; é o Deus do mundo todo. Não faz acepção de pessoas. Todos são Seus, sem distinção de nacionalidade. Mas, Deus mantém um preciso registro de contas das nações. Todas são testadas para ver se cumprirão ou não o papel que lhes foi reservado pelo Céu. Quando a conta atinge o limite prescrito, elas sofrem a penalidade que lhes cabe como nação. Foi o que ocorreu com Israel, Amom, Moabe, Edom e Filistia. Logo Deus acertará as contas com todas as nações. Andemos firmes nos ensinamentos de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA