A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. – Gênesis 3:1

Em Gênesis 3 Moisés não informa quanto tempo Adão e Eva passaram na comunhão com o Criador. Ele fala da queda do ser humano. A serpente era um dos seres que Deus criou como sendo “bom” e “muito bom” (Gen.1:25, 31). Satanás é chamado de serpente, porque a usou como médium para enganar o homem.

Eva se aproxima de forma imprudente da árvore do conhecimento do bem e do mal. Então, o inimigo lhe faz uma pergunta, aparentemente inocente, mas cheia de astúcia. E Eva respondeu: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim,  mas não da árvore que está no meio do jardim, nem tocar nele; do contrário morrerão’ “. Deus havia dito que: “no dia em que dela comeres, certamente morreremos”. Eva mudou as palavras de Deus. Disse a serpente: “Certamente não morrerás!” Ele desafiou a veracidade da palavra de Deus com uma mentira escancarada, razão pela qual Cristo o chama de  “pai da mentira”(Jo 8:44) (v.1-4).

Ele acusa Deus de ser mentiroso, pois Eva não morreria e teria sabedoria, e conhecimento do bem e do mal. “Vocês serão como Deus”. Para Eva a árvore parecia agradável ao paladar, atraente e desejável para ter discernimento. Tomou do fruto, comeu-o e o deu a seu marido. Cobiçando aquilo que lhe havia sido proibido, ela transgrediu um mandamento após o outro: 8o. – roubou o que não lhe pertencia;  6o. convenceu Adão a comer a fruta; 1o. colocou Satanás acima de Deus ao lhe obedecer. Adão foi persuadido por Eva, e por amá-la partilhou das consequências de sua queda.

Conforme Satanás dissera, seus olhos se abriram, viram que não mais eram inocentes e estavam nus. Fizeram roupas a partir de folhas de figueira. Tinham vergonha de andar nus na presença do companheiro.  Esconderam-se de Deus entre as árvores do jardim. Aquilo que era ansiosamente aguardado, antes do pecado, agora era motivo de medo (v.5-8).

Deus perguntou: “Onde está você? “, não porque ignorasse o seu esconderijo, mas para levá-lo a confissão. “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore que lhe proibi comer? “. Deus leva o casal a raciocinar sobre as escolhas que haviam feito (v.9-11).

Adão colocou a culpa na mulher que Deus lhe dera. Um dos amargos frutos do pecado é que o coração se torna duro, “sem afeição natural” (Rom 1:31). Eva acusou a serpente que Deus fizera. Colocam Deus como o grande causador de tudo que lhes acontecera. Não mostraram arrependimento. Então o Senhor Deus declarou a sentença para os quatro envolvidos:

  • Serpente: “Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. A serpente era a mais inteligente e bela das criaturas, foi privada das asas e condenada a rastejar no pó.
  • Satanás: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. Faz referencia ao conflito milenar entre os seguidores de Satanás, e os descendentes da mulher (Apoc. 12:1-5) (v.12-15);
  • Eva: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”. Os partos seriam doloridos para que a mulher se lembrasse das consequências do pecado (v.16);
  • Adão: “Maldita é a terra por sua causa. Ela dará espinhos e ervas daninhas. Você se alimentará das plantas do campo. Com o suor de seu rosto, cultivara a terra, plantara arvores frutíferas, e arrancara as pragas que cobrem a terra. Comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará” (v.18-20).

Deus providenciou roupas a partir da pele de animal. A pele também era uma constante lembrança de sua inocência perdida, da morte como salário do pecado e do prometido Cordeiro de Deus, que por Sua própria morte vicária tiraria os pecados do mundo (v.21).

Foram expulsos do jardim do Éden, para que não se tornassem imortais se alimentando da árvore da vida. Deus colocou querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida no Jardim do Éden (v.22-24).

Custou muito caro ao ser humano a desobediência de nossos pais. Devemos ser submissos às ordens de Deus em Sua Palavra.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA