Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor. – Gênesis 4:1

Em Gênesis 4, expulsos do Paraíso, Adão e Eva começam uma nova vida, com dificuldades, conforme Deus já avisara. Eva engravidou, de Caim (Adquirido), e esperava que fosse o redentor do mundo. Mal sabia que aquela criança seria o primeiro assassino. Depois, deu a luz a Abel (Insignificância ou Vaidade). Agora com dois filhos para alegrar o lar, os pais os orientam sobre tudo o que havia acontecido com eles, e também sobre as atividades que cada um exerceria. Abel cuidaria das ovelhas e Caim da horta e do pomar (v.1-2).

Um dia Caim trouxe frutos da terra como oferta ao Senhor. Abel trouxe das primícias do seu rebanho. Agradou-se o Senhor da oferta de Abel, mas não da de Caim. Este ficou irado. Ambos haviam aprendido com seus pais, sobre a oferta a ser apresentada ao Senhor: “sem derramamento de sangue, não há remissão dos pecados” (Hebreus 9:22). Abel obedeceu e sua oferta foi aceita por Deus. Caim achou que não fazia diferença o que apresentava diante de Deus. Foi presunçoso (v.3-4).

Disse o Senhor: “Por que andas irado?” deus se importou com Caim e procurou atraí-lo para junto de si. Orientou-o sobre uma mudança radical em seu comportamento. “Se procederes bem, e ouvires a minha voz e fizeres o que digo, é certo que serás aceito, tu e tua oferta” (desde que feita como Deus estabelecera). “Mas, se procederes mal, o pecado esta as portas rondando para te devorar” (v.6-7).

Caim descarregou sua ira sobre Abel, por ter sua oferta rejeitada.  Deus o chama à refletir sobre o que acabara de fazer: “Onde está Abel, teu irmão?”  Caim diz não ser responsável por Abel. E disse Deus: “Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim”, mostrando que estava ciente do acontecido (v.8-10).

deus já amaldiçoara a serpente e a terra (Gen. 3:14, 17); agora disse a Caim: “és maldito sobre a terra…o solo não dará a sua força… serás fugitivo e errante pela terra”. Caim disse: “É tamanho o meu castigo, que não posso suportá-lo”. Não estava a arrependido, mas, preocupado pois a terra não daria mais o seu fruto. Seria um fugitivo e errante pela terra. Alguém viria em seu encalço para matá-lo, então clamou a Deus (v.11-14).

“Qualquer um que matar a Caim será vingado sete vezes”. Deus iria protege-lo, para que não fosse morto. Colocou um sinal em Caim para que outras pessoas (algum de seus irmãos) não o matassem. A pena de morte, que lhe cabia, foi trocada pelo exílio perpétuo. Caim retira-se da presença do Senhor e de seus familiares (v.15-16).

Ele se casou com uma de suas irmãs; e ela deu à luz a Enoque. Lembrando que em Gênesis 5:4 declara que Adão “teve filhos e filhas” além dos filhos mencionados. Os primeiros habitantes da Terra não tinham outra escolha exceto se casarem entre irmãos. Abraão casou-se com sua meia-irmã, Sara. Lameque, descendente de Caim, teve duas esposas, Ada e Zilá, e foi o primeiro a perverter o casamento, Ada – deu a luz a: Jabal,  pai dos que habitam em tendas e possuem gado, e Jubal, pai dos que tocam harpa e flauta. Zilá deu à luz a Tubalcaim, artífice de instrumentos cortante, e a Naamá, esposa de Noé, segundo a tradição judaica (v.17-22).

Adão coabitou com Eva, e ela deu à luz Sete (Substituto, Nomeado…); porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel. Sua fé foi recompensada, pois os descendentes de Sete obedeceram ao Senhor. A Sete nasceu-lhe Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor. As pessoas já invocavam o Senhor antes de Enos nascer, mas surgiu uma distinção mais evidente entre aqueles que adoravam ao Senhor e aqueles que O desafiavam (v.23-26).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA