Eliminarei da face da terra esta raça humana que criei. – Gênesis 6:7

Em Gênesis 6, o autor (Moisés) mostra a situação a que chegou a sociedade nos dias de Noé. As descendências, tanto de Caim, como de Sete, foram se multiplicando cada vez mais, e lhes nasceram filhos. Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram (v.1-2).

Os filhos de Deus era os descendentes de Sete, e não anjos como alguns pressupõe (Mateus 22:30), e as “filhas dos homens” eram descendentes de Caim. Essas alianças entre descendentes de Sete e de Caim foram responsáveis pelo rápido aumento da impiedade. Deus sempre advertiu Seus seguidores a não se casarem com descrentes.

Disse o Senhor: “Meu Espírito não tolerará os humanos por muito tempo, pois são apenas carne mortal. Seus dias serão limitados a 120 anos”. Esse não era um limite de idade para o povo, mas o tempo em que Noé pregaria ao povo e que eles teriam oportunidade para o arrependimento (v.3).

Havia naqueles dias gigantes na terra. Da união dos filhos de Deus com as filhas dos homens, seus filhos se tornaram os guerreiros famosos da antiguidade. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que seus pensamentos eram maus. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e disse: “Eliminarei da face da terra esta raça humana, e todos os animais e aves que criei” (v.4-7).

Noé achou graça aos olhos do Senhor. A graça é a misericórdia imerecida. Através de Noé, Deus preservaria a raça humana e a restauraria (v.8).

Noé era um homem justo e perfeito e andava com Deus.  Gerou três filhos: Sem, Cão e Jafé. A terra, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se de violência. Disse Deus a Noé:”Decidi acabar com todos os seres vivos, pois encheram a terra de violência”. Deus preservaria apenas Noé e sua família. (v.9-13).

Apesar de não ser engenheiro, Deus mandou Noé fazer uma arca da madeira de gofer (cipreste); com compartimentos e a betumar por dentro e por fora. As medidas da arca era em côvados:

  • comprimento – 300 (157 m.);
  • largura- 50 (26 m.);
  • altura – 30 (16 m.).

Tinha uma janela de 1 côvado em cima; e a porta da arca era ao seu lado; e tinha 3 andares. O tamanho da arca era suficiente para alojar todas as espécies de aves e animais, bem como os alimentos para todos e a família de Noé, e tinha compartimento para os animais fazerem seus ninhos. (v.14-16).

Deus mandaria um dilúvio de águas, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expiraria. Mas faria uma aliança com Noé. Também enviaria pares de tudo que vive, para entrar na arca, macho e fêmea conforme a sua espécie. Deveria levar  comida para sua família, além dos companheiros de viagem (v.17-21).

Como nunca chovera, Noé não sabia o que o aguardava. Ele pregou por 120 anos trabalhando enquanto aguardava o cumprimento da promessa de Deus, dando oportunidade para que todos se arrependessem.

Ele fez tudo exatamente como Deus lhe ordenara, mesmo não tendo presenciado chuva e construiu a arca no alto de uma montanha. A educação obtida de pais e avós piedosos o havia preparado para exercer irrestrita fé em Deus e obediência sem reservas a Suas instruções(v.22).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA