O Espírito do Senhor fala por meu intermédio; suas palavras estão em minha língua. II Samuel 23:2

Em II Samuel 23, vemos as ultimas palavras de Davi, o qual foi tão exaltado, ungido pelo Deus de Jacó, e o amável salmista de Israel. O Espírito do Senhor falava por seu intermédio, e Suas palavras estavam em sua boca: “Aquele que governa com justiça, no temor de Deus, é como a luz da manhã ao nascer do do sol, como a manhã sem nuvens… ele fez uma aliança sem fim comigo… os perversos serão inteiramente consumidos pelo fogo” (v.1-7).

Dentre os seus guerreiros, três se destacaram por seus feitos:

  • Jabesão, que com um lança matou 800 soldados inimigos numa só batalha;
  • Eleazar, que matou tantos filisteus até sua mão ficar cansada demais para levantar a espada, e o Senhor lhe deu grande vitória:
  • Samá, que quando o exército de Israel recuou diante dos filisteus, permaneceu em sua posição sozinho e derrotou os filisteus, e o Senhor lhe deu grande vitória.

Certa ocasião Davi quis beber água pura do poço em Belém, que estava cercada pelos filisteus. Os três foram até lá e trouxeram água para Davi, mas ele não a tomou, derramando no solo, para não se exaltar, pois os três arriscaram suas vidas por uma vaidade do rei (v.8-17).

Além desses haviam também os 30 valentes de Davi, e dentre eles se destacavam Abisai, irmão de Joabe, que com sua lança matou 300 inimigos numa só batalha. Ele comandava o grupo de 30 valentes. Benaia, que matou dois grandes guerreiros de Moabe. Também perseguiu um leão até sua cova e o matou. Davi o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Ao todo foram 37 os valentes de Davi. Nesse grupo constavam também alguns soldados valorosos que já haviam falecido: Urias e Asael (v. 18-38).

Davi foi um grande rei, sob a direção de Deus, e sempre esteve cercado de homens valentes, que o defenderam em diversas situações, também sob os cuidados de Deus. O Senhor está sempre atento as necessidades de seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA