Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. Números 21:4

Um dos momentos mais dramáticos da jornada do povo de Israel no deserto está relatado em Números 21. Quando os israelitas partiram da região do monte Hor, o povo se tornou “impaciente no caminho” (v. 4) e começou a falar duramente “contra Deus e contra Moisés” (v. 5).

O juízo divino rapidamente se manifestou, e “serpentes abrasadoras” mataram “muitos do povo” (v. 6). A tragédia os abalou profundamente, e eles foram a Moisés arrependidos. Como sempre, Deus estava pronto para oferecer graça, salvação e restauração. Uma serpente de bronze foi levantada, e todos que a olharam foram curados (v. 8, 9).

Que tremenda lição para nossos dias! O que tem acontecido em nossa jornada, como povo do advento, em direção ao Céu? Como você tem se portado nesta jornada? Para que você também não se torne impaciente no caminho, pratique algumas atitudes fundamentais:

Troque a crítica pela oração. Se você acha que as coisas não deveriam ser como são, busque mais a Deus e critique menos Seus servos, pois o Senhor dirige esta igreja, apesar de nossas limitações.

Agradeça mais e murmure menos. Recebemos bênçãos muito maiores do que as privações que enfrentamos. Desenvolva um coração grato. A gratidão cura as feridas do coração.

Espere pelo tempo de Deus. Não queira fazer você mesmo o que acha que Deus já deveria ter feito. Ele tem o tempo certo para agir.

Fique longe da especulação. Cuidado com tantas teorias, cálculos proféticos distorcidos, cartas misteriosas, descobertas raras, sinais secretos e tanta coisa que circula pela internet ou que é divulgada por pregadores alarmistas. Como igreja, não precisamos de tanta novidade, mas profundidade na Palavra de Deus.

Não perca o foco. Nossos olhos precisam estar mais concentrados na chegada e menos na jornada. Para isso, precisamos cuidar do presente, mas investir no futuro.

Olhe para o Salvador. Assim como houve graça, cura e restauração para os impacientes do caminho, quando olharam para a serpente levantada em uma haste, igualmente há esperança para aqueles que olham para o Salvador levantado na cruz. Esse é o maior e melhor remédio para que permaneçamos firmes.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA