Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido. – Isaías 2:12

Em Isaías 2, o profeta tem uma nova visão sobre a vinda do reino do Messias. Fala sobre a iniquidade como a causa do desamparo por parte de Deus. Ele exorta o povo a temer, por causa dos efeitos poderosos da majestade divina.

O reino futuro do Senhor (v.1-4):

Palavra que viu Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém. E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e virão a ele todas as nações, de todo o mundo para adorar. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
O Senhor será o mediador entre os povos e resolverá os conflitos das nações. Eles transformarão suas espadas em arados e suas lanças em podadeiras. Deixarão de lutar entre si e já não treinarão para a guerra.

Advertências sobre o julgamento (5-22):

Venham, descendentes de Jacó, vamos andar na luz do Senhor! Pois tu, Senhor, rejeitaste teu povo, os descendentes de Jacó, porque se encheram dos costumes do oriente e feiticeiros, como é costume dos filisteus; e associam-se com os filhos dos estrangeiros. Israel está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim. Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos. Por isso, agora serão humilhados, e todos serão rebaixados; não os perdoes! 

Entrem nas cavernas em meio das rochas, e escondam-se no pó, para escaparem do terror do Senhor e da glória da sua majestade. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o Senhor será exaltado naquele dia. Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e o que se exalta, para que sejam abatidos. E todos os cedros do Líbano, altos e sublimes, serão cortados, e todos os carvalhos de Basã; e contra todos os montes altos, e todos os outeiros elevados; e contra toda a torre alta, e todo o muro fortificado, tudo será derrubado; e contra todos os navios de Társis, os quais serão afundados, e contra todas as pinturas desejáveis.

A arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia. E todos os ídolos desaparecerão totalmente. Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, para se esconder do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra. Não ponham sua confiança em simples mortais; são frágeis como um sopro. Que valor eles tem?

Ao mesmo tempo em que Isaías aponta para o tempo em que todas as nações virão para a Casa de Deus para o adorar, e aprenderem os Seus ensinamentos, também aponta para a grande destruição que acontecerá sobre a terra, e aqueles que se apegaram aos seus ídolos. Agora não sabem o que fazer. Correm para se esconder nas cavernas, tentando fugir da presença do Senhor, mas o acerto de contas final é certo e virá sobre todos os que negligenciaram os chamados de Deus para que todos se arrependam e se voltem para Ele, e ao mesmo tempo avisa sobre o Dia do Juízo. Nós temos o livre-arbítrio e precisamos tomar a decisão enquanto há tempo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA