Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. – Isaías 43:2

Em Isaías 43, o Senhor, através de Seu profeta, conforta Seus filhos com promessas. Ele apela ao povo para que testemunhe de Sua onipotência. Prediz a destruição de Babilônia e a maravilhosa libertação de Seu povo. Repreende a indiferença do povo como indesculpável.

O Salvador de Israel (v.1-13):

Mas agora, ó Jacó, ouça o Senhor que o criou; ó Israel, assim diz aqueles que o formou: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo de Israel, seu Salvador; dou o Egito como resgate por tua liberdade, a Etiópia e Sebá em troca de você. Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida.

Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você. Direi ao norte ‘Entregue-os! ’ e ao sul ‘Não os retenha’. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas; todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”.

Traga o povo que tem olhos, mas é cego, que tem ouvidos, mas é surdo. Todas as nações se reúnem, e os povos se ajuntam. Qual dos seus ídolos predisse isto e anunciou as coisas passadas? Que eles façam entrar suas testemunhas, para provarem que estavam certos, para que outros ouçam e digam: “É verdade”.

“Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim. Eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum. Eu revelei, salvei e anunciei; e não um deus estrangeiro entre vocês. Vocês são testemunhas de que eu sou Deus”, declara o Senhor.  “Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer?”

Libertação do jugo da Babilônia (v.14-21):

Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel: “Por amor de vocês mandarei inimigos para a Babilônia e farei todos os babilônios descerem como fugitivos, nos navios de que se orgulhavam. Eu sou o Senhor, o Santo de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei”. Assim diz o Senhor, aquele que fez um caminho pelo mar, uma vereda pelas águas violentas, que fez saírem juntos os carros e cavalos, o exército e seus reforços, e eles jazem ali, para nunca mais se levantarem, exterminados, apagados como um pavio.

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e as corujas, porque fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor”.

A misericórdia do Senhor (v.22-28):

“Contudo você não me invocou, ó Jacó, embora você tenha ficado exausto por minha causa, ó Israel. Não foi para mim que você trouxe ovelhas para holocaustos, nem me honrou com seus sacrifícios. Não o sobrecarreguei com ofertas de cereal nem o deixei exausto com exigências de incenso. Você não me comprou qualquer cana aromática, nem me encheu com a gordura de seus sacrifícios. Mas você me sobrecarregou com os seus pecados e me deixou exausto com suas ofensas. “

“Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados. Relembre o passado para mim, vamos discutir a sua causa; apresente o caso para provar sua inocência. Seu primeiro pai pecou; seus porta-vozes se rebelaram contra mim. Por isso envergonharei os líderes do templo, e entregarei Jacó à destruição e Israel à zombaria.

Mesmo quando se encontravam nas situações mais adversas, os servos de Deus tinham a certeza de que Ele estaria com eles para sustentá-los e salvá-los. Não lhes foi prometida ausência de dificuldades e aflições, mas consolo e livramento final. Muitas vezes, Israel passou “pelo fogo e pela água” (agentes purificadores), mas Deus o salvou. “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Salmo 34:19). Mas, o povo se deixou envolver pelas coisas terrenas e perdeu o interesse pelas coisas de Deus. Ele quer nos salvar, não permitamos que algo se interponha entre nós e Deus.

Ouçam o hino – Ao passardes pelas águas 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA