Disse Jotão após apresentar sua parábola: Será que vocês de fato agiram de forma honrada e íntegra ao proclamar Abimeleque seu rei? Será que foram justos com Gideão e seus descendentes? Juízes 9:16

Juízes 9, Abimeleque, filho de Gideão com uma concubina, vai a Siquém se oferecer, junto aos líderes da cidade, para governar sobre eles. Eles lhe dão 70 moedas de prata do templo de Baal, demonstrando que o aceitavam como governante. Abimeleque contratou homens desocupados e desordeiros para segui-lo. Mataram os 70 filhos de Gideão, menos Jotão, o caçula, que se escondeu. Então proclamaram Abimeleque como rei de Siquém (v.1-6).

Jotão subiu ao topo do monte Gerizim e falou uma parábola ao povo de Siquém, sobre as árvores que queriam um rei para elas:

  • A oliveira não aceitou, pois deixaria de produzir o óleo que agrada à Deus e às pessoas;
  • A figueira se recusou, pois deixaria de produzir seus frutos doces e deliciosos;
  • A videira também se recusou, pois deixaria de produzir o vinho que alegra à Deus e às pessoas;
  • O espinheiro aceitou ser o rei e as convidou para abrigarem-se à sua sombra, senão, “que saia fogo de mim e queime os cedros do Líbano”. A maldição de Jotão se referia à mútua destruição dos homens de Siquém e Abimeleque.

Jotão ainda questionou: “Líderes, vocês agiram de forma honrada e íntegra ao proclamar Abimeleque seu rei? Foram justos com Gideão e seus descendentes? Então lançou uma profecia sobre o povo e fugiu por medo de também ser morto por Abimeleque (v.7-21).

Após 3 anos de governo de Abimeleque, Deus enviou um espírito de discórdia entre Abimeleque e os líderes de Siquém, que se rebelaram. Prepararam emboscadas contra Abimeleque, mas não foram bem sucedidos. Usaram outras estratégias, mas não funcionaram. Por fim Abimeleque tomou Siquém e matou seus habitantes, destruindo a cidade e espalhando sal em todo o solo (v.22-50).

Depois atacou a cidade de Tebes, e parte do povo se abrigou em uma torre, e quando colocava lenha ao redor da torre para matar os moradores, uma mulher jogou uma pedra de moinho na cabeça de Abimeleque, rachando o seu crânio. Ele pediu ao seu escudeiro para o matar, para ninguém dizer que uma mulher o matou. Desse modo Deus castigou Abimeleque pelo que fizera aos filhos de Gideão, e se cumpriu a maldição de Jotão (v.51-57).

Não buscando a direção de Deus podemos perder o foco e praticar atos como os de Abimeleque e dos líderes de Siquém.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA