Santos serão a seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem as ofertas queimadas do SENHOR, o pão de seu Deus; portanto, serão santos. – Levítico 21:6

Em Levítico 21 Deus fala sobre o luto dos sacerdotes, da sua santida, da sua consagração, do seu casamento, e também sobre sacerdotes com defeito físico, os quais não deveriam ministrar no santuário.

Deus exigia de Seus sacerdotes, o mesmo que espera de cada um de nós hoje em dia – santidade (v.6, 8, 15, 23). Eles deveriam seguir uma série de orientações dadas pelo próprio Deus a Moisés. Mas, do sumo sacerdote, por ter recebido o óleo da unção sobre a cabeça, Deus exigia mais ainda, pois ele não poderia tocar nem no cadáver de seus pais, ou filhos, diferentemente dos sacerdotes (v.11).

Já os sacerdotes não poderiam se contaminar (tocar) em um morto, a não ser se fosse um parente muito próximo, como pai, mãe, irmão, ou irmã, desde que fosse virgem, e portanto, solteira (v.1-3). O sumo sacerdote só poderia se casar com uma virgem do seu povo (v.13-14), ao passo que os sacerdotes poderiam casar com alguma viúva, se fosse o caso.

Apenas homens saudáveis, sem defeitos físicos e de posse de todas as forças naturais do corpo poderiam servi-Lo (v.17-21). Se a filha de um sacerdote fosse imoral, deveria ser queimada no fogo (v.9). Deveria estar sempre presente para oficiar no santuário (v.12).

Tudo isso para servir de exemplo para todo o povo, sobre a santidade ao SENHOR, e o sumo sacerdote ainda carregava em sua mitra uma lâmina escrita “Santidade ao Senhor”. Embora Deus não tenha dois padrões de conduta para Seu povo, Ele espera que os ministros deem exemplo à igreja por meio de uma vida santa.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA