Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Salmo 121:1, 2, NVI

Os alpinistas gostam de escalar montanhas altas e, muitas vezes, cobertas de neve. O monte Everest, a montanha mais alta do mundo, é considerado o maior de todos os desafios. Seu pico está localizado a 8.850 metros acima do nível do mar, e escalá-lo é extremamente perigoso. Além da água congelante e do risco óbvio de quedas desfiladeiro abaixo, os alpinistas sofrem os efeitos da altitude extrema, normalmente chamados de “mal da montanha”.

Algumas das primeiras expedições que tentaram escalar o Everest desistiram ou nunca retornaram. Em 29 de maio de 1953, às 11h30, após sete semanas de jornada, o alpinista neozelandês Edmund Hillary e seu guia nepalês Tenzing Norgay finalmente chegaram ao topo do monte. Com pouco suprimento de oxigênio, os dois permaneceram somente 15 minutos no “teto do mundo”.

As montanhas e o alpinismo podem nos ensinar lições significativas. Enquanto subimos a escada social, devemos nos lembrar de que “quanto mais alto na montanha, mais forte sopra o vento”, e que o topo é um lugar solitário. A experiência de Moisés com os israelitas no deserto demonstra que até mesmo líderes honestos e qualificados enfrentam incompreensões, críticas e oposição. Os líderes de sucesso precisam ser criativos, mas toda inovação desperta contestação.

Do ponto de vista religioso, houve uma época na história de Judá em que o povo construía para si lugares altos “sobre todos os montes” (1Rs 14:23, NVI). Mas no Salmo 121:1 e 2, o salmista afirma: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me virá o socorro?”. Então ele reconhece que seu auxílio não vem das montanhas, mas “do Senhor, que fez o céu e a terra”. Por mais majestosas e perigosas que sejam as grandes montanhas, elas não têm poder nem são capazes de prestar ajuda alguma. Somente Aquele que “pesou os montes na balança e as colinas nos seus pratos” (Is 40:12, NVI) é capaz de nos ajudar em nossas necessidades mais desafiadoras. Entregue seus problemas a Ele e confie! – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA