Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17

Um dos grandes desafios da igreja remanescente é preservar sua identidade sem perder a relevância. Precisamos continuar sendo o povo que “guarda os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de quem vive no século 21.

Entretanto, certas ênfases têm prejudicado o equilíbrio da igreja. Alguns têm defendido a visão de uma igreja social, que faz do serviço comunitário sua maior prioridade. Nessa perspectiva, o alívio ao sofrimento humano assume o protagonismo, e a salvação eterna perde espaço. Outros, por sua vez, defendem a busca pela igualdade religiosa. Pretendem anular nossa identidade distintiva em busca de maior aceitação popular, tornando-nos mais evangélicos e menos remanescentes. Há quem defenda também menor ênfase na Bíblia e nos escritos de Ellen White. Esse segmento se apoia nas próprias opiniões e valoriza em excesso os grandes nomes das ciências sociais ou do mercado editorial evangélico.

Somos uma igreja aberta ao novo, desde que isso nos fortaleça e não nos empobreça. As inovações são bem-vindas se aprofundarem nosso compromisso com a Palavra de Deus e se nos ajudarem a transmitir nossa mensagem profética com amor, sensibilidade e relevância.

Nosso chamado e identidade são bem definidos. Para mantê-los, precisamos deixar de lado a areia movediça das interpretações pessoais e continuar firmes na rocha do “assim diz o Senhor”. Não podemos nos relacionar com a revelação divina como se ela fosse um produto na prateleira de mercado, na qual pegamos somente o que nos interessa.

Nossa interação com a sociedade não deve ser como água e açúcar, que, na mistura, unem-se e não é possível diferenciá-los. Temos que ser como água e óleo, que, quando misturados, permanecem bem distintos. Como disse alguém: “A igreja precisa atrair pela diferença e não pela igualdade.”

Em uma carta enviada a seu filho Edson e à nora Emma, Ellen White alertou: “Todas as forças de anjos maus combinadas com homens maus estarão em ação para suprimir a verdade.” Nesse campo de batalha, mantenha sua fidelidade e identidade fortemente baseadas na comunhão com Deus e Sua revelação.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA