O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. – Números 6:24-26

Em Números 6, temos dois assuntos importantes sendo tratados: As leis acerca do voto nazireu, e a Bênção Sacerdotal. Quanto ao voto de nazireu, o substantivo “nazir” significa “consagração”, pessoa consagrada. A expressão mais completa “nazireu consagrado ao SENHOR”, denota uma pessoa plenamente dedicada ao SENHOR (v.2). A pessoa que fizesse esse voto de consagração ao SENHOR, deveria evitar algumas coisas:
– vinho e bebida forte,
– uvas frescas ou secas (v.3)
– nada que se faz da vinha, das sementes até as cascas (v.4)
– não se aproximar de cadáver, mesmo que sejam de sua família (v.6-7)
– não passar navalha sobre a sua cabeça (v.5)

Por todos os dias do seu nazireado, santo será ao SENHOR (v.8). Caso alguma coisa interferisse em seu voto, ele precisaria recomeçar a contar o período do voto (v.12). Os votos de Sansão (Jz.13:5), Samuel (I Sm.1:11) e de João Batista (Lc. 1:15) foram por toda a vida. Ao terminar o período do voto, deveriam trazer suas ofertas perante o SENHOR (v.13-17), e então raparia a cabeleira e queimaria debaixo do sacrifício pacífico (v.18). Deus aceita esse tipo de voto, e leva muito a sério o cumprimento do mesmo.

O SENHOR orientou a Moisés que Arão e seus filhos abençoassem o povo de Israel com uma bênção especial (v.22-23):
O SENHOR te abençoe e te guarde (v.24) – bênção dupla de vida longa e felicidade, uma proteção contra perda e pecado.
– Faça resplandecer o Seu rosto (v.25) – iluminar, envolver em glória
– Tenha misericórdia (v.25) – receba a graça do SENHOR
– Levante o rosto (v.26) – receba a proteção de Deus.
– Paz (v.26) – unidade, completude e perfeição.

Assim eles estavam colocando o nome do Senhor sobre os filhos de Israel, e eu o próprio Deus os estaria abençoando (v.27). Eles eram a posse particular de Deus. Hoje, nós somos a posse particular de Deus. Portanto, tomemos a posse destas bênçãos que Deus destinou a todos os Seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA