Falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não lhe deram ouvidos.    II Crônicas 33:10

Em II Crônicas 33, com a morte de Ezequias, Manassés assumiu o trono de Judá com apenas 12 anos, e reinou por 55 anos, e fez o que era mau perante o SENHOR, segundo as abominações dos gentios. Edificou os altos que Ezequias havia derribado, e altares na Casa do SENHOR. Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do SENHOR, e queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinon… prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para O provocar a ira. Foi o pior rei que passou por Judá (v.1-6).

Ele fez Judá e seus moradores errarem, de maneira que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel. O próspero reino de Judá nos tempos de Ezequias, foi ao declínio durante os longos anos do ímpio reinado de Manassés. Deus ainda enviava seus profetas para o alertar e ao povo sobre os caminhos que estavam seguindo, “porém não lhe deram ouvidos”. Manassés só se voltou para Deus, quando foi levado cativo para Babilônia. Lá, em sua angustia, suplicou ao SENHOR, seu Deus, e se humilhou perante o Deus de seus pais e o SENHOR atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém… então reconheceu que o SENHOR era Deus (v.7-13).

Em seu retorno, Manassés retirou os deuses estranhos e o ídolo, da Casa do SENHOR, como também todos os altares que edificara, Ordenou a Judá que servisse ao SENHOR (v.15-17).

Com sua morte, seu filho Amom, de 22 anos de idade, assumiu o trono e reinou por 2 anos, fazendo o que era mau perante o SENHOR, como fizera Manassés, seu pai, e não se humilhou perante o SENHOR, e seus servos o mataram (v.18-24).

Deus, em sua misericórdia e paciência, não esquece de Seus filhos, mesmo tendo sido rebeldes, e estando no cativeiro. Ao se voltarem para o Senhor, Ele lhes levara livramento no tempo determinados. Os que põem sua confiança inteiramente no Senhor, encontram um refúgio seguro. Não importa o quão fundo você foi, volte para Deus e Ele te ouvirá.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA