Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nEle se refugia. Salmo 34:8

“Estamos chegando ao lugar onde se preparam os mais deliciosos sorvetes do mundo” – disse o meu colega enquanto descíamos de Latacunga para Salcedo. Já era tarde e fazia frio naquela cidade equatoriana localizada a mais de dois mil metros sobre o nível do mar.

Os sorvetes de Salcedo não são famosos mundialmente, mas com certeza são os mais deliciosos. Preparados artesanalmente por umas poucas famílias, a receita é um segredo herdado de uma freira italiana que chegou à aquela cidade no século XIX.

“Tudo é questão de gosto,” me disse um colega quando um dia me viu falar com muito entusiasmo desta iguaria andina. Pode ser, mas você nunca terá uma opinião formada de algo que não provou.

Quando Davi diz no verso de hoje: “Oh, provai e vede que o Senhor é bom.” Está falando com muito entusiasmo de algo que funcionou na sua experiência. Perseguido por Saul e fugindo dos filisteus, o jovem rei escondeu-se um dia na cova de Adulão. Quando a dor é extrema e as adversidades envolvem a vida, a tendência humana é fugir e esconder-se.

Davi não era diferente de qualquer criatura. Naquela cova, Davi passou semanas, Chorou, suplicou, clamou. Não entendia a causa de seu sofrimento. Acaso Deus não o tinha colocado como sucessor do trono? Era um rei sem coroa, sem autoridade, perseguido e destituído de honra.

Na luta solitária com seus temores Davi descobriu que o seu pior inimigo não era Saul. Era o medo que o paralisava. Se você não é capaz de acreditar no plano de Deus para sua  vida, quem o fará? O rei sem trono abriu o coração a Deus, reconheceu seus temores, colocou-os mas mãos do Todo Poderoso e o milagre aconteceu. Foi daquela imunda caverna, que Davi saiu disposto a enfrentar em nome de Deus todas as dificuldades que se apresentassem pela frente.

Quais são seus temores? De quem você está fugindo? Esconder-se não é a solução. Se você foge hoje, fugirá a vida toda. Ninguém é capaz de derrotar o servo humilde que confessa seus temores e recebe o poder dAquele que o chamou para uma vida vitoriosa.

Hoje é o dia. Saia da cova. Mostre-se. Afora brilha o sol em todo seu esplendor. Não permita que o desânimo o domine ou então não reclame do que você permite. Ouça a voz de Davi: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom. Bem-aventurado o homem que nEle se refugia.”

Alejandro Bullón, Janelas para a vida, MM 2007, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA