Mas o monte Sião se tornará refúgio para os que escaparem; será um lugar santo. O povo de Israel voltará para tomar posse de sua herança. Obadias 1:17

No livro de Obadias, Deus repreende Edom, pelo que fez contra Israel e Judá, quando estes iam para o cativeiro, e avisa que Edom passará por uma experiência pior do que essas nações. O dia em que o Senhor julgará as nações está bem próximo.

O julgamento de Edom é anunciado (v.1-9):
Esta é a visão que o Senhor revelou a Obadias acerca de Edom. Veio uma mensagem do Senhor, que um embaixador foi enviado às nações dizendo: “Preparem-se! Vamos atacar Edom com nossos exércitos!”.
O Senhor diz a Edom: “Eu o tornarei pequeno entre as nações; você será grandemente desprezado. Foi enganado por seu orgulho, pois vive numa fortaleza de pedra e mora no alto dos montes. ‘Quem me derrubará daqui?’, pensa consigo. Mesmo que suba tão alto como as águias e faça seu ninho entre as estrelas, de lá eu o derrubarei”.
“Se ladrões viessem durante a noite e o assaltassem, não levariam tudo, aqueles que colhem uvas sempre deixam algumas para os pobres. No entanto, todos os cantos de Edom serão vasculhados e saqueados; todos os tesouros serão encontrados e levados embora.
“Seus aliados o expulsarão de sua terra; lhe prometerão paz enquanto tramam enganá-lo e conquistá-lo. Seus amigos de confiança lhe prepararão armadilhas, e você nem se dará conta. Naquele dia, não restará um sábio sequer em toda a sua terra, pois, Eu os destruirei. Os guerreiros mais poderosos de Temã ficarão aterrorizados, e todos seus montes serão exterminados na matança.”
Motivos para o castigo de Edom (v.10-14):
“Por causa da violência que cometeu contra seus parentes, os israelitas, você será coberto de vergonha e destruído para sempre. Eles foram invadidos, e você se manteve afastado e não os ajudou. Estrangeiros levaram a riqueza da nação e tiraram sortes para dividir Jerusalém, e você agiu como se fosse um deles”.
“Não deveria ter: ficado satisfeito quando exilaram seus parentes em terras distantes; se alegrado quando o povo de Judá sofreu tamanha desgraça; falado com arrogância naquele tempo de aflição; saqueado a terra de Israel naquele dia de calamidade; ficado satisfeito com sua destruição naquele dia de calamidade; roubado a riqueza deles naquele dia de calamidade; ficado nas encruzilhadas para matar os que tentavam escapar; capturado e entregado os sobreviventes naquele tempo de aflição.”
Destruição de Edom e restauração de Israel (v.15-21);
“Está próximo o dia em que eu, o Senhor, julgarei todas as nações! Como você fez a Israel, assim lhe será feito. Toda a sua maldade cairá sobre sua cabeça. Assim como você engoliu meu povo em meu monte santo, você e as nações vizinhas engolirão o castigo contínuo que eu derramar sobre vocês. Sim, todas as nações beberão, cambalearão e, por fim, desaparecerão”.
“Mas o monte Sião se tornará refúgio para os que escaparem; será um lugar santo. O povo de Israel voltará para tomar posse de sua herança.
Eles serão um fogo intenso, e Edom será um campo de palha seca. Os descendentes de José serão uma chama que passará pelo campo e consumirá tudo. Não haverá sobreviventes em Edom; eu, o Senhor, falei”.
“Então meu povo que vive no Neguebe ocupará os montes de Edom. Os que vivem nas colinas de Judá possuirão as planícies dos filisteus e tomarão os campos de Efraim e de Samaria. O povo de Benjamim ocupará a terra de Gileade. Os exilados de Israel retornarão para sua terra e ocuparão o litoral fenício até Sarepta. Os exilados no norte, voltarão e ocuparão as cidades do Neguebe. Os que foram resgatados subirão ao monte Sião, em Jerusalém, para governar sobre os montes de Edom; e o reino será do Senhor.”

Edom e as nações vizinhas que atacaram Israel e Judá pagariam pelo que fizeram aos judeus, nos momentos de maior dificuldade para eles. Um dia, em breve, o Senhor voltará para executar os Seus juízos sobre todos os que não aceitaram a Sua Palavra. Escolha os caminhos do Senhor enquanto há tempo.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA