E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários. Atos 19:11

Em sua terceira viagem missionária, Paulo dedicou três anos para evangelizar a cidade de Éfeso (At 20:31). Ela “não era somente a mais magnificente, como também a mais corrupta das cidades da Ásia. A superstição e os prazeres sensuais mantinham domínio sobre sua fervilhante população. À sombra de seus templos encontravam guarida os criminosos de toda espécie, e floresciam os mais degradantes vícios” (Atos dos Apóstolos, p. 286).

Paulo começou pregando ousadamente na sinagoga, mas não pôde ir muito longe. Sofreu forte oposição e precisou sair, realizando a primeira separação de um grupo completo de cristãos de uma sinagoga judaica. A partir daí, o programa foi transferido para a escola de um filósofo chamado Tirano.

Apesar das intensas dificuldades, Deus não deixou essa obra sem resultado. Ellen White relata: “Ao apóstolo Paulo, em seus labores em Éfeso, foi dada especial demonstração do favor divino” (ibid.). De fato, ocorreram milagres impressionantes. O povo foi curado, os demônios foram expulsos e houve grande agitação. Os novos conversos queimavam seus livros de magia, que chegavam a 50 mil denários, o equivalente a 130 anos de trabalho de um operário.

Quer saber por que tudo isso aconteceu? Porque “Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários” (At 19:11). Era uma parceria: Deus colocava todo Seu poder, e Paulo aplicava toda sua disposição. Como resultado, “a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (At 19:20). Além das conversões na própria cidade, todos os habitantes da Ásia ouviram a palavra do Senhor (At 19:10).

As mãos eram de Paulo. Seu tempo, saúde, capacidade e perseverança foram consagrados ao Senhor, mas os milagres eram de Deus. O poder é Dele. Por isso, só a Ele pertence a glória.

Quando deixamos de lado a dependência do Senhor e tentamos avançar com as próprias forças, podemos chegar a impressionar, mas deixaremos de transformar. Podemos criar admiração, mas não seremos capazes de levar salvação.

Por isso, ofereça suas mãos sem reservas para que, por meio delas, Deus também faça milagres extraordinários.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA