Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los. Oseias 11:4

Em Oseias 11, o profeta fala da ingratidão de Israel a Deus, e a misericórdia de Deus para com a nação.

O amor de Deus por Israel (v.1-4):
Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu o chamava (através dos profetas), mais eles se afastavam de mim. Ofereceram sacrifícios aos baalins e queimaram incenso para os ídolos esculpidos.
Fui eu quem ensinou Efraim a andar, tomando-o nos braços; mas não perceberam que fui eu quem os curou. Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los, amor de Pai para filho.
Consequências do desprezo (v.5-7):
Acaso não voltarão ao Egito e a Assíria não os dominará porque eles se recusam a arrepender-se? A espada reluzirá em suas cidades, destruirá as trancas de suas portas e dará fim aos seus planos. O meu povo (Deus, ainda o chamava de Meu povo) está decidido a me abandonar; ele me chamam de Altíssimo, mas não me honram de verdade.
Promessa de restauração (v.8-11):
Como posso desistir de você, Israel? Como poderia deixá-los? Como poderia  destruí-lo como Admá, ou arrazá-los como Zeboim (cidades de Sodoma)? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão. Não executarei a minha ira impetuosa, não tornarei a destruir Efraim. Pois sou Deus, e não homem (o homem é vingativo), o Santo no meio de vocês. Não virei com ira (Deus quer corrigir e restaurar). Eles seguirão o Senhor; ele rugirá como leão, e os seus filhos virão tremendo desde o ocidente. Como um bando de aves, virão do Egito, tremendo como pombas voltarão da Assíria. Eu os estabelecerei em seus lares; palavra do Senhor.
Acusações contra Israel e Judá (v.12):
Israel me cerca de mentiras e traições, mas Judá  ainda obedece a Deus, e é fiel ao Santo.

O profeta Oseias apresenta um retrato glorioso da operação do amor divino. O Senhor não executaria o ardor da Sua ira, nem destruiria a Efraim totalmente. Se o amor de Deus no início de seu interesse por Israel fora algo grande e exaltado, tornou-se maior ainda, com a expressão máxima da compaixão, na qual o Senhor Se recusa a desistir de Seu povo, totalmente indigno como se tornara, do amor que Ele lhe demonstrou. Esse é o nosso Deus. Ele nos ama apesar de tudo que fazemos contrariando a Sua vontade.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA