Em nascendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental; o sol bateu na cabeça de Jonas, de maneira que desfalecia, pelo que pediu para si a morte, dizendo: Melhor me é morrer do que viver! Jonas 4:8

Corredores e jogadores, atores e artistas podem ter o nome e o desempenho imortalizados, mas não deixam de ser humanos. Os vencedores sobem ao pódio, recebem um troféu e logo depois descem de novo. Cada performance extraordinária chega ao fim. Cessam os aplausos, fecham-se as cortinas, os atores e atletas deixam o palco, e as luzes se apagam. E então as pessoas voltam para a vida real.

O piloto alemão Michael Schumacher nasceu em 3 de janeiro de 1969. Foi sete vezes campeão mundial da Fórmula 1 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004) e é considerado por muitos o melhor automobilista de todos os tempos. Tendo sobrevivido a muitas corridas arriscadas, sua vida mudou radicalmente após um terrível acidente que sofreu em 29 de dezembro de 2013, em Méribel, nos Alpes franceses.

Nas férias, enquanto esquiava com o filho Mick, de 14 anos, o esportista caiu e bateu a cabeça em uma pedra, sofrendo dano cerebral traumático mesmo usando capacete. Ele foi colocado por um tempo em coma induzido e nunca se recuperou por completo, física e mentalmente, do trauma.

Ellen White nos adverte que “as mais assinaladas vitórias e as mais terríveis derrotas se têm decidido em minutos” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, p. 497). Que contraste entre o Schumacher que subiu 193 vezes ao pódio da Fórmula 1 e aquele cuja saúde foi tão gravemente danificada naquela pista de esqui! Distante dos pódios e dos aplausos das multidões empolgadas, agora ele precisa lidar com o isolamento e a solidão.

É natural a tendência de apreciar estar em evidência e ser celebrado, e ficar deprimido quando isso para de acontecer. Tanto o profeta Elias quanto Jonas foram afetados, de algum modo, por uma depressão pós-performance (1Rs 19:1-18; Jn 4). Pergunte a si mesmo: “Como me sinto quando ninguém me aplaude ou quando alguém que me substituiu recebe todas as honras que eu costumava receber?” Lembre-se: somente Deus é capaz de trazer verdadeira estabilidade emocional para sua vida quando todos os aplausos humanos cessam e você fica sozinho consigo mesmo.

Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA